terça-feira, 28 de agosto de 2018

👍 Revisão de matemática

Caderno para revisão de matemática com 30 questões... Confira:







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segunda-feira, 27 de agosto de 2018

👍Projeto do livro "Clact... Clact... Clact..."


PROJETO “CLACT...CLACT...CLACT..."

Livro: Clact... Clact... Clact...
Autora: Liliana Iacocca
Ilustração: Michele Iacocca
Editora Ática
Sinopse: 
Uma tesoura mandona encontra vários papeizinhos coloridos picados e fica horrorizada com a bagunça. Bem que ela tenta colocar ordem ali, mas não fica satisfeita com a arrumação.

Justificativa:
O trabalho com histórias é uma ferramenta de suma importância, pois promove aprendizagens significativas para a criança, visto que o enredo de uma história possui elementos primordiais para a imaginação, a vivência e a criação de novas ideias, contudo, de novas aprendizagens e habilidades. 

O que se trabalha através do projeto:
· noções de limite, espaço, cores, formas geométricas, direita / esquerda;
· reconhecimento e distinção entre cores e formas;
· memória auditiva e visual;
· controle corporal no recorte com maior coordenação dos movimentos finos;
· interpretação oral e concreta através do desenho;
· noções matemáticas (adição, medidas, distância, linhas retas e curvas, etc);
· identificação de partes de um todo com agregação de elementos semelhantes;
· expressão plástica com o recorte e colagem de figuras com a ideia de representação artística;
· criatividade na confecção de fantoches das formas da historia;
· elaboração de histórias orais com dramatização na casinha de fantoches;
· produção de um livro a partir de figuras recortadas de livros e jornais envolvendo uma tesoura mágica...

Material utilizado:
livro Clact...clact...clact..., lápis de cor, giz de cera e colorido para quadro, palito de picolé e churrasco, folhas brancas, cola, papel dobraduras rosa, vermelho, amarelo, azul claro e escuro, verde, laranja e marrom, EVA de diversas cores, cola quente, tesouras, etc.

Atividades desenvolvidas

1- Exploração dos elementos da capa: questionamentos e inferências sobre o enredo do livro;

2- Contação da história;

3- Reconto pelas crianças: com o livro em mãos a criança conta a historia para a turma.
Cuidados com o uso de tesouras, importância delas, função nas diferentes atividades do dia-a-dia, etc.;

4- Questionamentos e análise dos fatos positivos e negativos da historia;

5- Registro em forma de ilustração da historia: as crianças registram no Portfólio e em folha branca a historia contada;

6- Produção de uma nova versão da historia usando figuras de jornais e revistas: a personagem principal é uma tesoura especial que sabe voar e adora recortar pelo mundo. a professora seleciona com as crianças figuras que possam ter relação com a tesoura e aos poucos a história vai sendo montada com o acréscimo de imagens e a criança do enredo contando aventuras vividas no céu e na terra pela tesoura. O livro será organizado em quadros de papel pardo 40cm x 40cm, com bordas em preto e colagem de papéis picados uma cor em cada página;

7- Reprodução do livro com colagem: sistematizar os trechos do livro e remonta-lo com a colagem de papeis e tesouras conforme a historia (abaixo em anexo);

8- Matemática com tesouras: deverá colorir, recortar a quantia de 9 tesouras em 3 diferentes tamanhos. a professora auxilia na separação dos tamanhos (a mais grande, a mais pequena, a média). colar no Portfólio em folha separado com linhas formando três espaços;

9- Artes com tesouras: colorir tesouras de diferentes tamanhos, recortar e sobre uma folha branca pintada com fundo de giz de cera e margem, colar formando uma obra significativa para a criança, res-significando uma cena do livro...;

10- Confecção de fantoches: traçar em EVA colorido 5 figuras geométricas da história (duplas) e recortar. Traçar pés e mãos para cada figura, montar o fantoche de dedo colando em uma das partes da figura as mãos e pés e sobre essa parte colar a parte frontal da figura de maneira que ela fique dupla. Desenhar elementos do rosto;

CASA DE FANTOCHEorganizar uma caixa recortada em forma de cenário com cortina de TNT para que as crianças possam utilizar-se dos fantoches dedo para a encenação livre e dirigida de dramatizações;

11- Andando sobre as figurasa professora traça as formas geométricas no chão da sala ou em espaço externo, conversa com as crianças sobre quais são, dirigindo atividades de coordenação corporal onde as crianças devem andar sobre os traços das formas sem sair da linha. Qual das formas tem linha reta, curva, qual teve que parar ou continuar os passos...REGISTRO DA ATIVIDADE;

12- MEDINDO DISTÂNCIASsobre os traços das formas geométricas a professora entrega palitos de picolé e de churrasco, sendo que as crianças devem tentar cobrir os traços com e
les, encaixando os diferentes tamanhos analisando: qual figuras tem os lados iguais ao palito de picolé ou de churrasco, pode ser usado o mesmo palito, a distancia é a mesma ou não, figura maior e menor, lado com proporções iguais ou diferentes...

13- Caricaturas: imprimir as formas geométricas, colorir, colar no caderno e montar sobre elas as partes do corpo que achar conveniente (olhos, sobrancelha, boca, nariz, orelhas) formando uma expressão diferente para cada figura;

14-Traçar a figura: a professora  faz pontos nos cantos de junção das figuras e as crianças com a régua fazem o traçado com o lápis formando a figura: Paralelogramo, Quadrado, Retângulo, Losango, Triangulo, Hexágono e Trapézio;

15- Cada cor para seu lado:
PRATO- Misturar cores de papel picado em pratos. Colocar uma quantia de cada sobre uma folha branca, e os pratos próximos, fazer como na historia separar os papeis em seus respectivos pratos.
COLAGEM- No caderno fazer a divisão conforme quantia de cores, as crianças receberão 5 papeis de cada cor e devem separar e colar uma cor em cada parte traçada.

16- QUEBRA-CABEÇA: colorir algumas formas geométricas em tamanho grande (uma de cada cor) e traçar as linhas de um quebra-cabeça, recortar e brincar juntando as partes individual e coletivamente. Observar qual elemento as crianças consideram para montra o quebra-cabeça. Ao final pode ser colado em folha branca.

Avaliação: contínua e processual.

👍 Livrinho para desenhar e colorir "Clact... Clact... Clact..."

Atividade para confeccionar um livrinho para ilustrar a história:
Livro: Clact... Clact... Clact...
Autora: Liliana Iacocca
Ilustração: Michele Iacocca
Editora Ática
Sinopse: 
Uma tesoura mandona encontra vários papeizinhos coloridos picados e fica horrorizada com a bagunça. Bem que ela tenta colocar ordem ali, mas não fica satisfeita com a arrumação.

Para ler o livro CLIQUE AQUI 

Projeto do livro CLIQUE AQUI

Coletânea com 41 atividades do livro CLIQUE AQUI 













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sábado, 25 de agosto de 2018

👍Dia do soldado: atividades com a Turma da Mônica

Atividades variadas para comemorar o Dia do Soldado... Indicado para a educação infantil...
Dia do Soldado é comemorado anualmente em 25 de agosto no Brasil.
Esta data celebra a atividade exercida pelos soldados do Exército Brasileiro, que trabalham e lutam pela proteção da Nação. 
Segundo o artigo 143 da Constituição Federal de 1988, todo cidadão brasileiro do sexo masculino ao completar 18 anos deve realizar o alistamento militar.
Em 1923, no dia 25 de agosto, passou a ser comemorado o Dia do Soldado em homenagem ao Marechal Luís Alves de Lima e Silva, mais conhecido como Duque de Caxias, e que se tornou o patrono do Exército Brasileiro.
Espero que a publicação seja útil e auxilie a sua prática pedagógica. Gratidão pela visita e volte sempre! 🙂




















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sexta-feira, 24 de agosto de 2018

👍Soldado com palito de picolé

Lindo e fácil de fazer....

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👍Folclore


FOLCLORE 

O Dia do Folclore Brasileiro é comemorado em 22 de agosto. A data foi criada com o intuito de alertar para a importância e valorização das manifestações folclóricas no país.

A palavra é originada do inglês, "folklore" significa sabedoria popular. O termo é formado pela junção de folk (povo) e lore (sabedoria ou conhecimento).

Lembre-se que folclore é o conjunto de conhecimentos, costumes, crenças, parlendas, contos, mitos, lendas, adivinhas, músicas, danças e festas populares de uma cultura e região. É parte integrante da cultura de um povo e, por isso, é considerado pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial, sendo imprescindível a realização de esforços para a sua preservação.

Termos para entender o Folclore:
-Tradições: Transmissão de costumes, comportamentos, celebrações, símbolos e crenças de geração em geração.
-Costumes: Comportamento frequente assumido por uma comunidade e que a distingue das demais.
-Cultura: Conjunto de saberes, ideias, tradições e costumes que caracterizam um grupo de pessoas.
-Identidade cultural: Conjunto de valores, tradições e crenças que existem dentro de um grupo, que são influenciados pelo contexto e pelo ambiente social.
-Diversidade Cultural: A variedade de culturas que existem dentro da humanidade, distinguidas umas das outras por seu próprio conjunto de expressões e costumes.
-Expressões culturais: representam tudo o que identifica uma sociedade com suas raízes e costumes.

Tipos de Folclore:
-Folclore Material: refere-se ao tangível que identifica uma cultura, como artesanato, obras de arte ou arquitetura.
-Folclore verbal: abrange os ditos, provérbios, expressões, canções, lendas e mitos de uma comunidade.
-Folclore costumeiro: refere-se aos padrões de comportamento esperados dentro de um grupo e os vários hábitos que são mantidos, como roupas, culinária, atividades de lazer e arte popular.

Criação do Dia do Folclore
Dia do Folclore

Por meio do Decreto nº 56.747, de 17 de agosto de 1965, o Congresso Nacional estabeleceu que a partir do dia 22 de agosto daquele ano seria comemorado o dia do folclore:

“Considerando a importância crescente dos estudos e das pesquisas do Folclore, em seus aspectos antropológico, social e artístico, inclusive como fator legítimo para o maior conhecimento e mais ampla divulgação da cultura popular brasileira. Considerando que a data de 22 de agôsto, recordando o lançamento pela primeira vez, em 1846, da palavra Folk-Lore, é consagrada a celebrar esse evento.”

Carta do Folclore Brasileiro

A Carta do Folclore Brasileiro foi um documento aprovado no “I Congresso Brasileiro de Folclore”, realizado no Rio de Janeiro, em agosto de 1951.

Dentre outras coisas, a Carta do Folclore assinalava o "fato folclórico", conceito elaborado pelos folcloristas da época:

"Constitui o fato folclórico a maneira de pensar, sentir e agir de um povo, preservada pela tradição popular e pela imitação, e que não seja diretamente influenciada pelos círculos eruditos e instituições que se dedicam, ou à renovação e conservação do patrimônio científico humano, ou à fixação de uma orientação religiosa e filosófica”.

Em 1995, no VIII Congresso Brasileiro do Folclore, realizado na cidade de Salvador, estudiosos sobre o tema reformulavam o conceito de folclore:

“O folclore é o conjunto de criações culturais de uma comunidade, baseado nas suas tradições expressas individual ou coletivamente, representativo de sua identidade social. Constituem-se fatores de identificação da manifestação folclórica: aceitação coletiva, tradicionalidade, dinamicidade, funcionalidade.”

Curiosidade
Em 1846, o folclorista britânico Willian John Thoms (1803-1885) utiliza pela primeira vez o termo folclore, que do inglês folk significa "povo" e lore, "conhecimento". Na época, o termo foi considerado um neologismo para designar os costumes de um povo.

Origem do Folclore Brasileiro

O folclore brasileiro é fruto da união dos aspectos das culturas indígena, africana e europeia. 

No Brasil, os principais folcloristas e estudiosos sobre o tema são Renato Almeida (1895-1981), Mário de Andrade, (1893-1945) e Luís da Câmara Cascudo (1898-1986).

Foram esses folcloristas que no século XX ampliaram o conceito de folclore e de cultura popular no Brasil.

Eles deram ênfase às áreas da etnografia, etnologia e antropologia cultural, em detrimento da visão europeia.

O folclore brasileiro é composto de lendas, danças, canções, brincadeiras infantis e festas populares. Destacam-se:
cantigas de roda, samba de roda, maracatu, frevo, catira, afoxé, quadrilha, festas juninas, bumba meu boi, folia de reis, carnaval, etc.

Personagens do Folclore Brasileiro

Importante destacar que alguns dos principais personagens do folclore brasileiro são:
Saci-pererê, Curupira, Caipora, Boitatá, Cuca, Iara, Boto cor de rosa, Bicho-Papão, Lobisomem, Mula sem cabeça, Negrinho do Pastoreio, etc.

Importância do Folclore 

Se entendermos o folclore como uma reconstrução antropológica da cultura; de expressões sociais, costumes, crenças e aspectos físicos e materiais, podemos então compreender que é parte fundamental do patrimônio coletivo de uma comunidade.
O folclore, além de nos ajudar a relembrar nossas raízes, incorpora à vida atual aquele passado que sobrevive na memória coletiva.

Atividades para o Dia do Folclore

Muitas atividades são realizadas no Dia do Folclore, sobretudo na educação infantil. Confira abaixo as mais populares:

Contar histórias e lendas;
Cantar músicas folclóricas;
Apresentação de danças folclóricas;
Desenhar e pintar personagens do folclore;
Produzir painéis e murais;
Apresentar peças teatrais;
Recitar provérbios e ditados populares.

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