sexta-feira, 24 de agosto de 2018

👍Folclore


FOLCLORE 

O Dia do Folclore Brasileiro é comemorado em 22 de agosto. A data foi criada com o intuito de alertar para a importância e valorização das manifestações folclóricas no país.

A palavra é originada do inglês, "folklore" significa sabedoria popular. O termo é formado pela junção de folk (povo) e lore (sabedoria ou conhecimento).

Lembre-se que folclore é o conjunto de conhecimentos, costumes, crenças, parlendas, contos, mitos, lendas, adivinhas, músicas, danças e festas populares de uma cultura e região. É parte integrante da cultura de um povo e, por isso, é considerado pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial, sendo imprescindível a realização de esforços para a sua preservação.

Termos para entender o Folclore:
-Tradições: Transmissão de costumes, comportamentos, celebrações, símbolos e crenças de geração em geração.
-Costumes: Comportamento frequente assumido por uma comunidade e que a distingue das demais.
-Cultura: Conjunto de saberes, ideias, tradições e costumes que caracterizam um grupo de pessoas.
-Identidade cultural: Conjunto de valores, tradições e crenças que existem dentro de um grupo, que são influenciados pelo contexto e pelo ambiente social.
-Diversidade Cultural: A variedade de culturas que existem dentro da humanidade, distinguidas umas das outras por seu próprio conjunto de expressões e costumes.
-Expressões culturais: representam tudo o que identifica uma sociedade com suas raízes e costumes.

Tipos de Folclore:
-Folclore Material: refere-se ao tangível que identifica uma cultura, como artesanato, obras de arte ou arquitetura.
-Folclore verbal: abrange os ditos, provérbios, expressões, canções, lendas e mitos de uma comunidade.
-Folclore costumeiro: refere-se aos padrões de comportamento esperados dentro de um grupo e os vários hábitos que são mantidos, como roupas, culinária, atividades de lazer e arte popular.

Criação do Dia do Folclore
Dia do Folclore

Por meio do Decreto nº 56.747, de 17 de agosto de 1965, o Congresso Nacional estabeleceu que a partir do dia 22 de agosto daquele ano seria comemorado o dia do folclore:

“Considerando a importância crescente dos estudos e das pesquisas do Folclore, em seus aspectos antropológico, social e artístico, inclusive como fator legítimo para o maior conhecimento e mais ampla divulgação da cultura popular brasileira. Considerando que a data de 22 de agôsto, recordando o lançamento pela primeira vez, em 1846, da palavra Folk-Lore, é consagrada a celebrar esse evento.”

Carta do Folclore Brasileiro

A Carta do Folclore Brasileiro foi um documento aprovado no “I Congresso Brasileiro de Folclore”, realizado no Rio de Janeiro, em agosto de 1951.

Dentre outras coisas, a Carta do Folclore assinalava o "fato folclórico", conceito elaborado pelos folcloristas da época:

"Constitui o fato folclórico a maneira de pensar, sentir e agir de um povo, preservada pela tradição popular e pela imitação, e que não seja diretamente influenciada pelos círculos eruditos e instituições que se dedicam, ou à renovação e conservação do patrimônio científico humano, ou à fixação de uma orientação religiosa e filosófica”.

Em 1995, no VIII Congresso Brasileiro do Folclore, realizado na cidade de Salvador, estudiosos sobre o tema reformulavam o conceito de folclore:

“O folclore é o conjunto de criações culturais de uma comunidade, baseado nas suas tradições expressas individual ou coletivamente, representativo de sua identidade social. Constituem-se fatores de identificação da manifestação folclórica: aceitação coletiva, tradicionalidade, dinamicidade, funcionalidade.”

Curiosidade
Em 1846, o folclorista britânico Willian John Thoms (1803-1885) utiliza pela primeira vez o termo folclore, que do inglês folk significa "povo" e lore, "conhecimento". Na época, o termo foi considerado um neologismo para designar os costumes de um povo.

Origem do Folclore Brasileiro

O folclore brasileiro é fruto da união dos aspectos das culturas indígena, africana e europeia. 

No Brasil, os principais folcloristas e estudiosos sobre o tema são Renato Almeida (1895-1981), Mário de Andrade, (1893-1945) e Luís da Câmara Cascudo (1898-1986).

Foram esses folcloristas que no século XX ampliaram o conceito de folclore e de cultura popular no Brasil.

Eles deram ênfase às áreas da etnografia, etnologia e antropologia cultural, em detrimento da visão europeia.

O folclore brasileiro é composto de lendas, danças, canções, brincadeiras infantis e festas populares. Destacam-se:
cantigas de roda, samba de roda, maracatu, frevo, catira, afoxé, quadrilha, festas juninas, bumba meu boi, folia de reis, carnaval, etc.

Personagens do Folclore Brasileiro

Importante destacar que alguns dos principais personagens do folclore brasileiro são:
Saci-pererê, Curupira, Caipora, Boitatá, Cuca, Iara, Boto cor de rosa, Bicho-Papão, Lobisomem, Mula sem cabeça, Negrinho do Pastoreio, etc.

Importância do Folclore 

Se entendermos o folclore como uma reconstrução antropológica da cultura; de expressões sociais, costumes, crenças e aspectos físicos e materiais, podemos então compreender que é parte fundamental do patrimônio coletivo de uma comunidade.
O folclore, além de nos ajudar a relembrar nossas raízes, incorpora à vida atual aquele passado que sobrevive na memória coletiva.

Atividades para o Dia do Folclore

Muitas atividades são realizadas no Dia do Folclore, sobretudo na educação infantil. Confira abaixo as mais populares:

Contar histórias e lendas;
Cantar músicas folclóricas;
Apresentação de danças folclóricas;
Desenhar e pintar personagens do folclore;
Produzir painéis e murais;
Apresentar peças teatrais;
Recitar provérbios e ditados populares.

***

Clique nos links abaixo e siga Educação e Transformação nas redes sociais:
Facebook
Instagram
Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário