quarta-feira, 20 de novembro de 2019

👍Matemática

Atividade de matemática para o 1° ano do ensino fundamental...



👍Decoração para porta: Silhueta Africana

Decoração Africana para porta, em Folha A4 e ampliado...

Espero que a publicação seja útil e auxilie a sua prática pedagógica. Gratidão pela visita e volte sempre! 🙂


PAINEL EM FOLHA A4 E AMPLIADO:






LETREIRO EM FOLHA A4 E AMPLIADO:




PARA BAIXAR O PAINEL CLIQUE AQUI

PARA BAIXAR O LETREIRO  CLIQUE AQUI

Clique nos links abaixo e siga Educação e Transformação nas redes sociais:
Facebook
Instagram
Twitter

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

👍Projeto: Cada um com seu jeito, cada jeito é de um! - Lucimar Rosa Dias

Projeto:
Cada um com seu jeito, cada jeito é de um!

Livro: Cada um com seu jeito, cada jeito é de um!
Autora: Lucimar Rosa Dias
Ilustradora:  Sandra Beatriz Lavandeira
Editora: Alvorada
Sinopse:
O livro “Cada um com seu jeito, cada jeito é de um” conta uma história leve e divertida, mas que possibilita discutir as diferenças físicas e os modos de ser de cada pessoaLuanda é uma menina sapeca, inteligente, que gosta de brincar e comer chocolate. Sabe o que é mais legal? Ela é super vaidosa e adora usar penteados diferentes! Então um dia ela usa tranças, outro o cabelo preso, outro dia com enfeites, e toda sua família ajuda, papai, mamãe e vovó. Luanda é a personagem dessa história que mostra que as relações de amizade, afeto e respeito devem fazer parte dos grupos sociais em que vivemos.

Caderno de atividades referentes ao livro CLIQUE AQUI

Público Alvo:
- Alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental.

1.Justificativa:
Promover o apreço pela leitura  além de favorecer o desenvolvimento cognitivo e sociocultural das crianças, voltados para os desafios da pesquisa e da integração, estimulando, assim, a criatividade inata do aluno. Proporcionar a interdisciplinaridade e promover o reconhecimento e a valorização das etnias e das características pessoais que fazem de cada indivíduo um ser único.
 2.Objetivos Gerais:
-Estimular a participação de situações de comunicação oral e escrita habilitando os educando  progressivamente a expressar desejos, necessidades e vontades;
-Promover o gosto e o hábito pela leitura;
-Aprimorar a leitura oral do  aluno;
-Desenvolver suas habilidades para uma escrita;
-Promover a reflexão sobre os temas propostos no livro;
-Apresentar pontos de vistas sobre os assuntos abordados na temática do livro;
-Proporcionar a interdisciplinaridade;
-Expressar-se livremente;
-Pensar sobre as atitudes que vivenciam na sala de aula e na vida;
-Levar o aluno a perceber a importância de evitar atitudes preconceituosas;
-Incentivar o aluno a valorizar sua autoestima;
-Entender uma sociedade onde a diferença é considerada um valor;
-Questionar os estereótipos de raça de modo lúdico;
-Compreender que cada pessoa tem um jeito diferente de ser.

3. Metodologia:
-Leitura prévia do livro: Cada um com seu jeito, cada jeito é de um!
-Explicações através das imagens e formas geométricas presentes no  livro sobre: linhas curvas, reta, corpos redondos e não-redondos, figuras geométrica planas, sólidos e medidas de comprimento;
-Elaboração de tabelas de comparação com auxílio do professor;
- Exercícios de compreensão do livro;
-Debates;
-Produção de pequenos textos com temas atuais tendo a professora como escriba;
-Pesquisa sobre animais de estimação dos colegas da sala;
-Músicas e  vídeos: Você vai gostar de mim: Xuxa e  o Valor das diferenças;
-Apresentação de coreografia referente às musicas citadas acima;
-Elaboração do mural das diferenças com o título do livro.

4. Materiais Utilizados: 
-Livro paradidático: Cada um com seu jeito, cada jeito é de um!
-Uso da sala de informática:  aplicativos de elaboração de gráficos e tabelas;
-Questionário que deverá ser respondido pelos alunos no momento da entrevista;
-Lápis, borracha, caderno;
-Computador;
-Datashow;
-Som;
-Pendrive;
-Revistas velhas para recortes;
-Cola, tesoura, papel pardo, e papel crepom.

5.Avaliação:
Será através da participação dos alunos nos debates na sala de aula durante a leitura do livro, resultados das atividades que serão corrigidos com a participação dos alunos,  interesse dos alunos em participar das atividades propostas.

***
Clique nos links abaixo e siga Educação e Transformação nas redes sociais:
Facebook
Instagram
Twitter

👍Consciência negra: dicionário de bolso

Dicionário de bolso: cultura e história afro-brasileira... Atividade de pesquisa e escrita do significado de palavras com origem africana. 

Espero que a publicação seja útil e auxilie a sua prática pedagógica. Gratidão pela visita e volte sempre! 🙂







PARA BAIXAR  CLIQUE AQUI


Clique nos links abaixo e siga Educação e Transformação nas redes sociais:
Facebook

domingo, 17 de novembro de 2019

👍Sequência didática: "Minha família é colorida"


SEQUÊNCIA DIDÁTICA 
Minha família é colorida 

Livro: Minha família é colorida
Autora: Georgina Martins
Ilustrações: Maria Eugênia
Editora: Edições Sm
Sinopse:
Ângelo tem um irmão de cabelos lisos, outro de cabelos encaracolados, uma mãe de pela branca, uma avó que é negra... Por que todo mundo é diferente? E como todos fazem parte da mesma família, já que quase ninguém se parece? Você vai descobrir junto com Ângelo que, muitas vezes, nossas raízes estão lá de longe, em lugares que nem imaginamos - e isso nos faz ter muitos pedacinhos diferentes, de pessoas diferentes, que viveram em lugares dos quais nunca ouvimos falar... Você sabe de onde você vem?

O que o aluno poderá aprender com esta sequência:
●Aprimorar o desenvolvimento da leitura a partir -de uma história de literatura infantil;
●Ler e interpretar, com desenvoltura, um livro de literatura infantil que aborda o tema;
●Reconhecer a seqüência lógica dos fatos narrados, exercitando a linguagem oral;
●Verbalizar características familiares, registrando pequenas frases sobre o assunto.

Duração das atividades:
●2 aulas de aproximadamente 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
●O aluno deve estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.

Estratégias e recursos da aula:
Momento 1
●Ler com a turma o livro de literatura infantil: -“Minha família é colorida”, de Georgina Martins.
* Se a professora conseguir vários exemplares do livro, pode colocar os alunos sentados em dupla e pedir para cada hora um fazer a leitura do livro em voz alta.
Momento 2
Fazer uma interpretação oral com a turma:
●Quais eram as características físicas de Ângelo?
●Com quem ele se parecia? (pele morena e cabelos enrolados, se parecia com a sua bisavó paterna);
●Quem é o pai do pai do pai do Ângelo? (seu bisavô);
●Como ele era de acordo com o livro? (olhos azuis, pele branca e loiro);
●O Camilo, irmão do Ângelo, é igual a ele?
●Por que no final da história o Ângelo disse que sua família parece com sua caixa de lápis de cor?
Momento 3
●A partir do livro trabalhado, a professora deve conversar com os alunos sobre as características físicas de suas famílias.
●Quem se parece com os avós? Em que você se parece com eles? O que você puxou da sua mãe? E do seu pai? Quem é muito parecido com o irmão? Quem é muito diferente do irmão?
●Quem da turma também tem uma família colorida?
●Após essa conversa informal, pedir que os alunos desenhem no caderno ou em uma folha, 3 pessoas de sua família, escrevendo as características dessa pessoa (cor dos olhos, tipo e cor dos cabelos, cor da pele, altura, tamanho dos olhos, etc). O aluno pode escrever com quem do desenho ele parece. Ex:
Desenho 1: Minha mãe tem a pele morena, cabelos compridos, preto e enrolado. Ela tem os olhos puxados e pretos.
Desenho 2: Meu tio tem os olhos azuis, cabelo preto e é alto.
Desenho 3: Minha irmã se parece comigo, mas tem os olhos azuis como meu tio.

Avaliação:
●Observar a leitura dos alunos avaliando a fluência;
●Observar, através da interpretação oral, se compreenderam a história trabalhada;
●Observar se foram capazes de ordenar as frases referentes à história;
●Observar se conseguiram relacionar o grau de parentesco de alguns personagens, através da atividade do momento 3;
●Observar se relacionam suas próprias características físicas com as de suas famílias, através da última atividade proposta;
●Perceber o avanço em relação à aquisição do código escrito dos alunos, através da elaboração de frases sobre o tema estudado.
***
Clique nos links abaixo e siga Educação e Transformação nas redes sociais:
Facebook
Instagram
Twitter

👍Atividade com poema: Infância - Sônia Miranda

Atividade para trabalhar leitura, interpretação e gramática utilizando o gênero textual poema...

Espero que a publicação seja útil e auxilie a sua prática pedagógica. Gratidão pela visita e volte sempre! 🙂




PARA BAIXAR  CLIQUE AQUI

Clique nos links abaixo e siga Educação e Transformação nas redes sociais:
Facebook

👍Dia da Bandeira do Brasil - 19 de novembro

A Bandeira do Brasil

É muito bom conhecermos mais sobre a nossa história, o nosso país. Para quem não sabe a nossa bandeira, que representa o nosso país, Brasil, e tem a sua história, vamos conhecê-la?
Um pouco da história da nossa Bandeira:

-Quando surgiu:
A Bandeira do Brasil foi adotada pelo decreto no 4 de 19 de novembro de 1889. Este decreto foi preparado por Benjamin Constant, membro do Governo Provisório.

-Quem foram os responsáveis pela sua criação:
A ideia da nova Bandeira do Brasil deve-se ao professor Raimundo Teixeira Mendes, presidente do Apostolado Positivista do Brasil. Com ele colaboraram o Dr. Miguel Lemos e o professor Manuel Pereira Reis, catedrático de astronomia da Escola Politécnica. O desenho foi executado pelo pintor Décio Vilares.

-As cores:
As cores verde e amarelo estão associadas à casa real de Bragança, da qual fazia parte o imperador D. Pedro I, e à casa real dos Habsburg, à qual pertencia a imperatriz D. Leopoldina.

-Círculo interno azul:
Corresponde a uma imagem da esfera celeste, inclinada segundo a latitude da cidade do Rio de Janeiro às 12 horas siderais (8 horas e 30 minutos) do dia 15 de novembro de 1889.

-As estrelas:
Cada estrela representa um estado da federação.
Todas as estrelas têm 5 pontas
As estrelas não têm o mesmo tamanho; elas aparecem em 5 (cinco) dimensões: de primeira, segunda, terceira, quarta e quinta grandezas. Estas dimensões não correspondem diretamente às magnitudes astronômicas mas estão relacionadas com elas. Quanto maior a magnitude da estrela maior é o seu tamanho na Bandeira.

-A faixa branca:
Embora alguns digam que esta faixa representa a eclíptica, ou o equador celeste ou o zodíaco, na verdade a faixa branca da nossa bandeira é apenas um lugar para a inscrição do lema "Ordem e Progresso". Ela não tem qualquer relação com definições astronômicas.

-O lema "Ordem e Progresso":
É atribuído ao filósofo positivista francês Augusto Comte, que tinha vários seguidores no Brasil, entre eles o professor Teixeira Mendes.

- Quando foi modificada:
Foi modificada pela Lei no 5443 (Anexo no 1) de 28 de maio de 1968;
Foi modificada pela Lei no 5700 de 1 de setembro de 1971;
Foi modificada pela Lei no 8421 de 11 de maio de 1992.


Siga Educação e Transformação nas redes sociais:
Facebook
Instagram
Twitter