SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Minha família é colorida
Livro: Minha família é colorida
Autora: Georgina Martins
Ilustrações: Maria Eugênia
Editora: Edições Sm
Sinopse:
O que o aluno poderá aprender com esta sequência:
Duração das atividades:
●2 aulas de aproximadamente 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Estratégias e recursos da aula:
Momento 1
Fazer uma interpretação oral com a turma:
Avaliação:
Autora: Georgina Martins
Ilustrações: Maria Eugênia
Editora: Edições Sm
Sinopse:
Ângelo tem um irmão de cabelos lisos, outro de cabelos encaracolados, uma mãe de pela branca, uma avó que é negra... Por que todo mundo é diferente? E como todos fazem parte da mesma família, já que quase ninguém se parece? Você vai descobrir junto com Ângelo que, muitas vezes, nossas raízes estão lá de longe, em lugares que nem imaginamos - e isso nos faz ter muitos pedacinhos diferentes, de pessoas diferentes, que viveram em lugares dos quais nunca ouvimos falar... Você sabe de onde você vem?
O que o aluno poderá aprender com esta sequência:
●Aprimorar o desenvolvimento da leitura a partir -de uma história de literatura infantil;
●Ler e interpretar, com desenvoltura, um livro de literatura infantil que aborda o tema;
●Reconhecer a seqüência lógica dos fatos narrados, exercitando a linguagem oral;
●Verbalizar características familiares, registrando pequenas frases sobre o assunto.
Duração das atividades:
●2 aulas de aproximadamente 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
●O aluno deve estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.
Estratégias e recursos da aula:
Momento 1
●Ler com a turma o livro de literatura infantil: -“Minha família é colorida”, de Georgina Martins.
* Se a professora conseguir vários exemplares do livro, pode colocar os alunos sentados em dupla e pedir para cada hora um fazer a leitura do livro em voz alta.
Momento 2Fazer uma interpretação oral com a turma:
●Quais eram as características físicas de Ângelo?
●Com quem ele se parecia? (pele morena e cabelos enrolados, se parecia com a sua bisavó paterna);
●Quem é o pai do pai do pai do Ângelo? (seu bisavô);
●Como ele era de acordo com o livro? (olhos azuis, pele branca e loiro);
●O Camilo, irmão do Ângelo, é igual a ele?●Por que no final da história o Ângelo disse que sua família parece com sua caixa de lápis de cor?
Momento 3●A partir do livro trabalhado, a professora deve conversar com os alunos sobre as características físicas de suas famílias.
●Quem se parece com os avós? Em que você se parece com eles? O que você puxou da sua mãe? E do seu pai? Quem é muito parecido com o irmão? Quem é muito diferente do irmão?
●Quem da turma também tem uma família colorida?
●Após essa conversa informal, pedir que os alunos desenhem no caderno ou em uma folha, 3 pessoas de sua família, escrevendo as características dessa pessoa (cor dos olhos, tipo e cor dos cabelos, cor da pele, altura, tamanho dos olhos, etc). O aluno pode escrever com quem do desenho ele parece. Ex:
Desenho 1: Minha mãe tem a pele morena, cabelos compridos, preto e enrolado. Ela tem os olhos puxados e pretos.
Desenho 2: Meu tio tem os olhos azuis, cabelo preto e é alto.
Desenho 3: Minha irmã se parece comigo, mas tem os olhos azuis como meu tio.
Avaliação:
●Observar a leitura dos alunos avaliando a fluência;
●Observar, através da interpretação oral, se compreenderam a história trabalhada;
●Observar se foram capazes de ordenar as frases referentes à história;
●Observar se conseguiram relacionar o grau de parentesco de alguns personagens, através da atividade do momento 3;
●Observar se relacionam suas próprias características físicas com as de suas famílias, através da última atividade proposta;
●Perceber o avanço em relação à aquisição do código escrito dos alunos, através da elaboração de frases sobre o tema estudado.
***
Nenhum comentário:
Postar um comentário