segunda-feira, 18 de novembro de 2019

👍Consciência negra: dicionário de bolso

Dicionário de bolso: cultura e história afro-brasileira... Atividade de pesquisa e escrita do significado de palavras com origem africana. 

Espero que a publicação seja útil e auxilie a sua prática pedagógica. Gratidão pela visita e volte sempre! 🙂







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domingo, 17 de novembro de 2019

👍Sequência didática: "Minha família é colorida"


SEQUÊNCIA DIDÁTICA 
Minha família é colorida 

Livro: Minha família é colorida
Autora: Georgina Martins
Ilustrações: Maria Eugênia
Editora: Edições Sm
Sinopse:
Ângelo tem um irmão de cabelos lisos, outro de cabelos encaracolados, uma mãe de pela branca, uma avó que é negra... Por que todo mundo é diferente? E como todos fazem parte da mesma família, já que quase ninguém se parece? Você vai descobrir junto com Ângelo que, muitas vezes, nossas raízes estão lá de longe, em lugares que nem imaginamos - e isso nos faz ter muitos pedacinhos diferentes, de pessoas diferentes, que viveram em lugares dos quais nunca ouvimos falar... Você sabe de onde você vem?

O que o aluno poderá aprender com esta sequência:
●Aprimorar o desenvolvimento da leitura a partir -de uma história de literatura infantil;
●Ler e interpretar, com desenvoltura, um livro de literatura infantil que aborda o tema;
●Reconhecer a seqüência lógica dos fatos narrados, exercitando a linguagem oral;
●Verbalizar características familiares, registrando pequenas frases sobre o assunto.

Duração das atividades:
●2 aulas de aproximadamente 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
●O aluno deve estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.

Estratégias e recursos da aula:
Momento 1
●Ler com a turma o livro de literatura infantil: -“Minha família é colorida”, de Georgina Martins.
* Se a professora conseguir vários exemplares do livro, pode colocar os alunos sentados em dupla e pedir para cada hora um fazer a leitura do livro em voz alta.
Momento 2
Fazer uma interpretação oral com a turma:
●Quais eram as características físicas de Ângelo?
●Com quem ele se parecia? (pele morena e cabelos enrolados, se parecia com a sua bisavó paterna);
●Quem é o pai do pai do pai do Ângelo? (seu bisavô);
●Como ele era de acordo com o livro? (olhos azuis, pele branca e loiro);
●O Camilo, irmão do Ângelo, é igual a ele?
●Por que no final da história o Ângelo disse que sua família parece com sua caixa de lápis de cor?
Momento 3
●A partir do livro trabalhado, a professora deve conversar com os alunos sobre as características físicas de suas famílias.
●Quem se parece com os avós? Em que você se parece com eles? O que você puxou da sua mãe? E do seu pai? Quem é muito parecido com o irmão? Quem é muito diferente do irmão?
●Quem da turma também tem uma família colorida?
●Após essa conversa informal, pedir que os alunos desenhem no caderno ou em uma folha, 3 pessoas de sua família, escrevendo as características dessa pessoa (cor dos olhos, tipo e cor dos cabelos, cor da pele, altura, tamanho dos olhos, etc). O aluno pode escrever com quem do desenho ele parece. Ex:
Desenho 1: Minha mãe tem a pele morena, cabelos compridos, preto e enrolado. Ela tem os olhos puxados e pretos.
Desenho 2: Meu tio tem os olhos azuis, cabelo preto e é alto.
Desenho 3: Minha irmã se parece comigo, mas tem os olhos azuis como meu tio.

Avaliação:
●Observar a leitura dos alunos avaliando a fluência;
●Observar, através da interpretação oral, se compreenderam a história trabalhada;
●Observar se foram capazes de ordenar as frases referentes à história;
●Observar se conseguiram relacionar o grau de parentesco de alguns personagens, através da atividade do momento 3;
●Observar se relacionam suas próprias características físicas com as de suas famílias, através da última atividade proposta;
●Perceber o avanço em relação à aquisição do código escrito dos alunos, através da elaboração de frases sobre o tema estudado.
***
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👍Atividade com poema: Infância - Sônia Miranda

Atividade para trabalhar leitura, interpretação e gramática utilizando o gênero textual poema...

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👍Dia da Bandeira do Brasil - 19 de novembro

A Bandeira do Brasil

É muito bom conhecermos mais sobre a nossa história, o nosso país. Para quem não sabe a nossa bandeira, que representa o nosso país, Brasil, e tem a sua história, vamos conhecê-la?
Um pouco da história da nossa Bandeira:

-Quando surgiu:
A Bandeira do Brasil foi adotada pelo decreto no 4 de 19 de novembro de 1889. Este decreto foi preparado por Benjamin Constant, membro do Governo Provisório.

-Quem foram os responsáveis pela sua criação:
A ideia da nova Bandeira do Brasil deve-se ao professor Raimundo Teixeira Mendes, presidente do Apostolado Positivista do Brasil. Com ele colaboraram o Dr. Miguel Lemos e o professor Manuel Pereira Reis, catedrático de astronomia da Escola Politécnica. O desenho foi executado pelo pintor Décio Vilares.

-As cores:
As cores verde e amarelo estão associadas à casa real de Bragança, da qual fazia parte o imperador D. Pedro I, e à casa real dos Habsburg, à qual pertencia a imperatriz D. Leopoldina.

-Círculo interno azul:
Corresponde a uma imagem da esfera celeste, inclinada segundo a latitude da cidade do Rio de Janeiro às 12 horas siderais (8 horas e 30 minutos) do dia 15 de novembro de 1889.

-As estrelas:
Cada estrela representa um estado da federação.
Todas as estrelas têm 5 pontas
As estrelas não têm o mesmo tamanho; elas aparecem em 5 (cinco) dimensões: de primeira, segunda, terceira, quarta e quinta grandezas. Estas dimensões não correspondem diretamente às magnitudes astronômicas mas estão relacionadas com elas. Quanto maior a magnitude da estrela maior é o seu tamanho na Bandeira.

-A faixa branca:
Embora alguns digam que esta faixa representa a eclíptica, ou o equador celeste ou o zodíaco, na verdade a faixa branca da nossa bandeira é apenas um lugar para a inscrição do lema "Ordem e Progresso". Ela não tem qualquer relação com definições astronômicas.

-O lema "Ordem e Progresso":
É atribuído ao filósofo positivista francês Augusto Comte, que tinha vários seguidores no Brasil, entre eles o professor Teixeira Mendes.

- Quando foi modificada:
Foi modificada pela Lei no 5443 (Anexo no 1) de 28 de maio de 1968;
Foi modificada pela Lei no 5700 de 1 de setembro de 1971;
Foi modificada pela Lei no 8421 de 11 de maio de 1992.


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👍Atividade: Dia da Bandeira

Atividade para trabalhar o Dia da Bandeira...

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sábado, 16 de novembro de 2019

👍Painel: Consciência Negra

Painel Consciência Negra colorido, ampliado e em Folha A4...

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VERSÃO EM FOLHA A4:


💡FICA A DICA:
Para ampliar e imprimir, utilizando esta versão A4, configure a impressora para tamanho pôster e o número de páginas que deseja ampliar.

VERSÃO AMPLIADA:










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👍Máscara africana: atividade

Atividade sobre o papel das máscaras na cultura africana...

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