sábado, 9 de novembro de 2019

👍Painel "Africana" colorido: Folha A4 e ampliado

Painel Africana colorido, em Folha A4 e ampliado...

Espero que a publicação seja útil e auxilie a sua prática pedagógica. Gratidão pela visita e volte sempre! 🙂

VERSÃO EM FOLHA A4:


VERSÃO AMPLIADA:





PARA BAIXAR  CLIQUE AQUI

Clique nos links abaixo e siga Educação e Transformação nas redes sociais:
Facebook
Instagram
Twitter

👍Painel "Africana" para colorir: Folha A4 e ampliado

Painel Africana para colorir, em Folha A4 e ampliado...

Espero que a publicação seja útil e auxilie a sua prática pedagógica. Gratidão pela visita e volte sempre! 🙂

VERSÃO EM FOLHA A4:


VERSÃO AMPLIADA:





PARA BAIXAR  CLIQUE AQUI

Clique nos links abaixo e siga Educação e Transformação nas redes sociais:
Facebook
Instagram
Twitter

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

👍Projeto do livro: "Meninas negras" - Madu Costa


Projeto do livro: Meninas Negras


Livro: Meninas negras
De: Madu Costa
Ilustrações: Rubem Filho
Editora: Mazza
Coleção: Griot Mirim
Sinopse:
Fala da vida e dos sonhos de 3 meninas negras, que aprendem a respeitar sua ancestralidade africana. O objetivo em "Meninas negras", é trabalhar a identidade afrodescendente na imaginação infantil. E é justamente à imaginação que esse livro fala a partir de uma composição sensível, de textos curtos e poéticos, associados a belas ilustrações. Modo lúdico de reforçar a autoestima da criança a partir da valorização de seus antepassados, de sua cultura e de sua cor.

Justificativa:

Vivemos num país pluricultural e com miscigenação das raças. O preconceito também está presente no nosso dia a dia, e muitas vezes não damos conta deste problema. A escola de educação infantil deve trazer ao aluno um ambiente de integração e socialização, mostrando a criança a importância de se respeitar as diferenças dos seu grupo. Pensando nisso, este “Projeto Meninas Negras” traz para sala de aula as diferenças e semelhanças de cada indivíduo e a sua importância dentro do meio em que a cerca.

Objetivo Geral:

Valorizar a raça e cultura negra, indígena e africana.

Objetivos Específicos:

  • Entender as diferenças e semelhança e seus diferentes tons de pele;
  • Compreender a origem da cor negra;
  • Valorizar a respeitar o indivíduo independente de sua raça;
  • Compreender a importância de se ter um amigo;
  • Desenvolver atividades que envolvam musicalização e psicomotricidade, letras, números, cores, e formas geométricas.

Sugestões de atividades a serem aplicadas logo após a rotina diária:

  • Leitura do Livro Meninas Negras (autora: Madu Costa)
  • Interpretação de texto e atividades de escrita, colagens e pintura;
  • Trabalhar musicalização e psicomotricidade: fazer junção da música com os movimentos de lateralidade;
  • Valorizar a raça e cultura negra, indígena e africana;
  • Confecção de cartazes com papel craft.

1 – Educação Infantil:

  • Roda de leitura com o conto do texto;
  • Fantoches ou palitoches para ilustrar;
  • Confecção de bonecas  de meia;
  • Levar 3 bonecas negras para ilustrar a história;
  • Ilustração das personagens;
  • Colagem das partes, montando as meninas negras;
  • Trabalhar os animais do texto e suas letras iniciais;
  • Trabalhar quantidades com elementos do texto, contando nos dedinhos: quantas girafas, quantas meninas, quantos leões…;
  • Diversidade: Autorretrato;
  • Falar sobre a sua cor e a cor do colega.

2 – Alfabetização ou 1° ano:

  • Leitura do texto, ilustração do texto, reescrita;
  • Trabalhando palavras do texto;
  • Trabalhando lista de palavras com nomes de animais;
  • O alfabeto ilustrado a partir de elementos do texto;
  • Escrita de palavras relacionadas;
  • Ilustração de si mesmo e do outro;
  • Falar sobre si, sua história, sua cor,
  • Respeito às diferenças.

3 – Sugestões para o 2° ano:

  • Reescrita do texto, com suas próprias palavras;
  • Ilustração do texto;
  • Criação de frases de acordo com personagens e animais;
  • Construção de quadros retratando paisagens africanas;
  • Dinâmica do espelho – ver-se e ver o outro – falar sobre cor e diferenças, respeito e valores – a beleza de cada ser humano.

Avaliação:

Contínua e processual.

***

Clique nos links abaixo e siga Educação e Transformação nas redes sociais:
Facebook
Instagram
Twitter

👍 Dominó da tabuada

Dominó da tabuada 

Esse jogo tem a finalidade de ajudar as crianças a aprenderem a tabuada. Contém todas as tabuadas. Dividi as contas da 
tabuadas em quatro jogos, evitando repetições de resultados dentro de cada um.

Título: Dominó da Tabuada

Objetivos:
• Resolver multiplicações mentalmente;
• Desenvolver o raciocínio lógico-matemático;
• Memorizar algoritmos simples da tabuada.

Materiais: 
Folhas impressas (ou caneta) e papel (de 
preferência firme), tesoura e fita adesiva larga para plastificar.

Como confeccionar?
Você pode imprimir as folhas abaixo ou escrever com a caneta em fichas de papel recortadas e divididas ao meio com a 
caneta. 

Como aplicar com os alunos?

Formar grupos de 2 a 4 participantes. Dar um kit para cada grupo.
As crianças devem dividir igualmente as cartas. Uma delas deve colocar a primeira ficha na mesa, a que estiver à sua direita deve encaixar em uma das pontas a operação ou resultado correspondente, se não tiver, passa a vez. Vence quem conseguir encaixar todas as suas peças primeiro.





Siga Educação e Transformação nas redes sociais:

Facebook
Instagram
Twitter

segunda-feira, 4 de novembro de 2019

👍 Avaliação: história e geografia

Sugestão de avaliação integrada das disciplinas História e Geografia...








domingo, 3 de novembro de 2019

👍Natal: cortando a barba de Papai Noel

Traçando ou cortando a barba de Papai Noel...

Corta daqui e dali, com o uso da tesoura podemos desenvolver habilidades motoras e cognitivas nas crianças.

A coordenação motora fina está relacionada ao desenvolvimento dos músculos menores do corpo, dentre os quais estão os das mãos e dos dedos. Ao desenvolver tal habilidade as crianças são capazes de realizar movimentos mais delicados e precisos que podem implicar, por exemplo, no modo como elas pegam no lápis e na pressão que usam na escrita.

Convém destacar que o uso da tesoura desenvolve muito mais do que a coordenação motora fina. Ao aprender a usá-la de modo correto os pequenos também desenvolvem uma série de habilidades motoras e cognitivas como:       
●Estabilidade postural
●Percepção visual
●Coordenação visomotora
●Integração bilateral
●Orientação espacial
●Consciência corporal
●Força muscular

Espero que a publicação seja útil e auxilie a sua prática pedagógica. Gratidão pela visita e volte sempre! 🙂






PARA BAIXAR  CLIQUE AQUI

Clique nos links abaixo e siga Educação e Transformação nas redes sociais:
Facebook
Instagram
Twitter

👍 Sequência numérica

Fichas matemáticas para trabalhar sequência numérica...










Drive aqui:
https://drive.google.com/file/d/1M2Sm7M5UzwX9vn0YE60ejkzlzJJXoFl7/view?usp=drivesdk