Projeto do livro: Meninas Negras
Livro: Meninas negras
De: Madu Costa
Ilustrações: Rubem Filho
Editora: Mazza
Ilustrações: Rubem Filho
Editora: Mazza
Coleção: Griot Mirim
Sinopse:Fala da vida e dos sonhos de 3 meninas negras, que aprendem a respeitar sua ancestralidade africana. O objetivo em "Meninas negras", é trabalhar a identidade afrodescendente na imaginação infantil. E é justamente à imaginação que esse livro fala a partir de uma composição sensível, de textos curtos e poéticos, associados a belas ilustrações. Modo lúdico de reforçar a autoestima da criança a partir da valorização de seus antepassados, de sua cultura e de sua cor.
Justificativa:
Vivemos num país pluricultural e com miscigenação das raças. O preconceito também está presente no nosso dia a dia, e muitas vezes não damos conta deste problema. A escola de educação infantil deve trazer ao aluno um ambiente de integração e socialização, mostrando a criança a importância de se respeitar as diferenças dos seu grupo. Pensando nisso, este “Projeto Meninas Negras” traz para sala de aula as diferenças e semelhanças de cada indivíduo e a sua importância dentro do meio em que a cerca.
Objetivo Geral:
Valorizar a raça e cultura negra, indígena e africana.
Objetivos Específicos:
- Entender as diferenças e semelhança e seus diferentes tons de pele;
- Compreender a origem da cor negra;
- Valorizar a respeitar o indivíduo independente de sua raça;
- Compreender a importância de se ter um amigo;
- Desenvolver atividades que envolvam musicalização e psicomotricidade, letras, números, cores, e formas geométricas.
Sugestões de atividades a serem aplicadas logo após a rotina diária:
- Leitura do Livro Meninas Negras (autora: Madu Costa)
- Interpretação de texto e atividades de escrita, colagens e pintura;
- Trabalhar musicalização e psicomotricidade: fazer junção da música com os movimentos de lateralidade;
- Valorizar a raça e cultura negra, indígena e africana;
- Confecção de cartazes com papel craft.
1 – Educação Infantil:
- Roda de leitura com o conto do texto;
- Fantoches ou palitoches para ilustrar;
- Confecção de bonecas de meia;
- Levar 3 bonecas negras para ilustrar a história;
- Ilustração das personagens;
- Colagem das partes, montando as meninas negras;
- Trabalhar os animais do texto e suas letras iniciais;
- Trabalhar quantidades com elementos do texto, contando nos dedinhos: quantas girafas, quantas meninas, quantos leões…;
- Diversidade: Autorretrato;
- Falar sobre a sua cor e a cor do colega.
2 – Alfabetização ou 1° ano:
- Leitura do texto, ilustração do texto, reescrita;
- Trabalhando palavras do texto;
- Trabalhando lista de palavras com nomes de animais;
- O alfabeto ilustrado a partir de elementos do texto;
- Escrita de palavras relacionadas;
- Ilustração de si mesmo e do outro;
- Falar sobre si, sua história, sua cor,
- Respeito às diferenças.
3 – Sugestões para o 2° ano:
- Reescrita do texto, com suas próprias palavras;
- Ilustração do texto;
- Criação de frases de acordo com personagens e animais;
- Construção de quadros retratando paisagens africanas;
- Dinâmica do espelho – ver-se e ver o outro – falar sobre cor e diferenças, respeito e valores – a beleza de cada ser humano.
Avaliação:
Contínua e processual.
***
Nenhum comentário:
Postar um comentário