segunda-feira, 29 de abril de 2019

👍Painel CACTO: Palavra do Dia

Painel "Palavra do dia" com o tema CACTO para trabalhar a análise alfabética e silábica da palavra...

Espero que a publicação seja útil e auxilie a sua prática pedagógica. Gratidão pela visita e volte sempre! 🙂

PAINEL EM FOLHA A4:


VERSÃO AMPLIADA:






PARA BAIXAR  CLIQUE AQUI

Clique nos links abaixo e siga Educação e Transformação nas redes sociais:
Facebook
Instagram
Twitter

👍 Produção de Texto

Dicas para produção textual... Confira:









👍 História

Atividade de história para a educação infantil...




👍 Língua Portuguesa

Atividade para a educação infantil...




sábado, 27 de abril de 2019

👍Painel decorativo: Dia do Trabalhador

Painel decorativo colorido para celebrar o Dia do Trabalhador, em Folha A4 e ampliado...

Espero que a publicação seja útil e auxilie a sua prática pedagógica. Gratidão pela visita e volte sempre! 🙂

TERMO DE USO:
Material gratuito para uso pessoal e educacional. Você pode fazer o download, imprimir e utilizar em seu trabalho, com seus alunos ou em sua casa com os seus familiares. NÃO É AUTORIZADO TRANSFORMAR ESSE MATERIAL EM PDF e somente pode ser compartilhado em redes sociais pelo link desta postagem! Qualquer forma de copiar, armazenar e compartilhar esse material em PDFS ou IMAGENS  sem consentimento constitui crime, pela lei de direitos autorais 9.610/98! Evite problemas jurídicos.

PAINEL EM FOLHA A4:


PAINEL AMPLIADO:










PARA BAIXAR  CLIQUE AQUI

Siga Educação e Transformação nas redes sociais:
Facebook
Instagram
Twitter

👍Turma da Mônica: quebra-cabeça silábico das profissões

Quebra-cabeça silábico das profissões para pintar, recortar e colar na ordem correta das palavras. O  aluno deverá reescrever, criar frases e organizar as profissões na ordem do alfabeto...

Direito autoral de imagem: Mauricio de Sousa Produções

Espero que a publicação seja útil e auxilie a sua prática pedagógica. Gratidão pela visita e volte sempre! 🙂




PARA BAIXAR  CLIQUE AQUI

Clique nos links abaixo e siga Educação e Transformação nas redes sociais:
Facebook
Instagram
Twitter

👍 Projeto: Profissões


Projeto - Profissões

Público alvo: 
Educação Infantil / Crianças de 3 a 4 anos

Áreas:
Natureza e Sociedade / Identidade e Autonomia

Duração:
5 semanas

Justificativa:
Este projeto visa apresentar às crianças diversas profissões e a importância social
de cada uma delas, objetivando o conhecimento das diversas áreas profissionais, assim como
reconhecimento, respeito e cooperação em relação às pessoas em suas diferentes funções.

Objetivos:
- Identificar as profissões existentes em seu ambiente escolar e familiar;
- Conhecer e valorizar as diferentes profissões;
- Despertar a curiosidade pela profissão dos pais.

Desenvolvimento das atividades
Atividade 1:
1º momento: 
Questione a turma sobre as profissões que conhecem. Proponha a realização de uma pesquisa em casa com duas pessoas, podendo ser os pais/responsáveis. Seguem algumas
sugestões de questões orientadoras:
- Nome
- Profissão
- Há quanto tempo atua nesta área.
- Quais tarefas realiza?
- Nome do local onde trabalha.
- De que o pesquisado mais gosta em seu trabalho.

2º momento: 
Proponha a socialização das respostas da pesquisa a partir de um diálogo com a
turma. Incentive as crianças a expressarem suas dúvidas, falarem das curiosidades que
descobriram a partir da pesquisa, etc.

Atividade 2:
1º momento: 
Dialogue com as crianças sobre as profissões da área da saúde. Esta área é sugerida, pois as crianças têm um contato maior com os profissionais que nela atuam: frequentam consultórios médicos, odontológicos, etc. Dessa forma, a situação pode ser mais contextualizada com exemplos de atuações profissionais próximas às crianças.
2º momento: 
Em um segundo momento, solicite à turma a representação das profissões
discutidas através de desenhos: médico, fisioterapeuta, enfermeiro, dentista, veterinário, nutricionista, entre outros.
Proponha a socialização dos desenhos produzidos e sua explicação.
3º momento: 
Proponha à turma descobrir os objetos utilizados nas profissões desenhadas.
Portanto, antes dessa atividade, você deve providenciar alguns instrumentos, como seringas (sem agulha), estetoscópio, bola, escova de dentes, imagens de animais, balança...
Descreva a profissão para as crianças e solicite que elas peguem o material necessário para o exercício da profissão.
4º momento:
Solicite às crianças a produção de um cartaz coletivo representando as profissões
da área da saúde e sua importância para a sociedade.
Oferte revistas usadas e solicite o recorte de imagens e a colagem no papel Kraft.

Atividade 3:
1º momento: 
Converse com a turma sobre as profissões presentes no ambiente escolar. Faça
uma visita com a turma à secretaria da escola, à biblioteca, à cantina, à sala da coordenação, à portaria e à sala de professores para observar o trabalho dos profissionais que lá atuam.
2º momento: 
Como forma de registrar este momento, sugere-se que seja produzido um baralho
representando as profissões encontradas na escola. Solicite a criação dos desenhos das
profissões pelos estudantes e faça cópias dos desenhos produzidos. Proponha às crianças o jogo de encontrar os pares, em que vence quem fizer o maior número de pares.

Atividade 4:
1º momento: 
Neste momento, você pode realizar uma brincadeira de adivinhação. Descreva as
atividades exercidas em várias profissões e solicite que a turma descubra o profissional que as realiza. Sugestões:
- Quem fabrica o pão?
- Quem planta legumes/verduras/frutas?
- Quem cria boi/vacas?
- Quem vende carne/leite/peixe?

2º momento: 
Apresente o vídeo “Agricultor- Dá Mais Vida” para a turma, disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=pm3rcj07kes
Cante a música com as crianças, destacando sua letra. Faça intervenções nos trechos que julgar
mais necessários. Em seguida, questione a turma sobre o trabalho do agricultor descrito no vídeo.
Proponha a realização de uma pintura representando a profissão do agricultor.
3º momento: 
Proponha à turma a confecção, com massinhas de modelar, dos alimentos que o
agricultor planta. Estimule o canto durante a modelagem. Ao final da atividade, socialize ostrabalhos criados.

Atividade 5:
1º momento: Incentive as crianças a procurarem, em revistas, imagens de outras profissões,como as de engenheiro, pintor, fotógrafo, jornalista, bombeiro, motorista, etc.
O objetivo deste momento é desenvolver nas crianças a capacidade de identificar outrasprofissões a partir das revistas ofertadas. Você pode montar um cartaz com as imagensencontradas pela turma.

Atividade 6:
1º momento: Proponha à turma uma brincadeira de cabeleireiro. O foco desta atividade deve sera higiene. Portanto, dialogue com as crianças sobre a importância deste profissional para
manutenção da higiene das pessoas: lavar e cortar os cabelos, por exemplo. Explique também que existe a profissão de barbeiro, que é mais voltada para os cuidados com a higiene masculina. Para isso, solicite anteriormente aos pais/responsáveis escovas, pentes e demais objetos
utilizados por esses profissionais. Oferte à turma os materiais trazidos e estimule a brincadeira.
2º momento: 
Solicite às crianças que desenhem os profissionais que trabalham cortando e
tratando os cabelos. Promova a socialização dos trabalhos produzidos.
3º momento: Incentive a descrição das profissões de sapateiro, costureira, carteiro, policial e outras cuja finalidade seja a prestação de serviços. Solicite a representação de uma destas profissões através de desenhos e recortes de imagens em revistas.

Atividade 7:
1º momento: 
Após o estudo de várias profissões, proponha à turma uma brincadeira de mímica para descrever a profissão imaginada. Todas as crianças devem participar, realizando uma
mímica para que os demais colegas a adivinhem. Este momento é importante para você avaliar o conhecimento dos estudantes acerca das funções exercidas por vários profissionais.
2º momento: 
O objetivo deste segundo momento é verificar a(s) profissão(ões) com que as
crianças mais se identificam. Solicite a criação de um autorretrato, demonstrando a profissão preferida de cada criança. Exponha as criações em sala de aula.

Materiais:
- Lápis de cor;
- Canetinhas;
- Tesoura;
- Cola
- Tintas de diversas cores;
- Revistas usadas;
- Massinhas para modelar;
- Papel Kraft;
- Touca de banho;
- Pente e escova de cabelo;
- Tesoura de brinquedo;
- Datashow.

Avaliação: 
A avaliação deve ser feita a partir da observação diária dos alunos : envolvimento, interesse, participação, comprometimento, respeito aos colegas do grupo e compreensão do assunto tratado. Também serão consideradas as manifestações apresentadas durante o
desenvolvimento do projeto e atividades propostas, tais como desenhos, pinturas, modelagens, mímicas e brincadeiras.

***

Clique nos links abaixo e siga Educação e Transformação nas redes sociais:
Facebook
Instagram
Twitter

👍Dia do Trabalhor: painel decorativo

Painel decorativo colorido para celebrar o Dia do Trabalhador, em Folha A4 e ampliado...

Espero que a publicação seja útil e auxilie a sua prática pedagógica. Gratidão pela visita e volte sempre! 🙂

PAINEL EM FOLHA A4:


PAINEL AMPLIADO:










PARA BAIXAR  CLIQUE AQUI

Clique nos links abaixo e siga Educação e Transformação nas redes sociais:
Facebook
Instagram
Twitter