quarta-feira, 29 de agosto de 2018

👍Alfabeto: pintando as letras

Caderno com o alfabeto para a criança identificar e pintar as letras destacadas. Indicado para a educação infantil... Confira:

Espero que a publicação seja útil e auxilie a sua prática pedagógica. Gratidão pela visita e volte sempre! 🙂

TERMO DE USO:
Material gratuito para uso pessoal e educacional. Você pode fazer o download, imprimir e utilizar em seu trabalho, com seus alunos ou em sua casa com os seus familiares. NÃO É AUTORIZADO TRANSFORMAR ESTE MATERIAL EM PDF e somente pode ser compartilhado em redes sociais pelo link desta postagem! Todos os direitos desta obra pertencem ao Blog Educação e Transformação. Qualquer forma de copiar, armazenar e compartilhar esse material em PDFS ou IMAGENS  sem consentimento constitui crime, pela lei de direitos autorais 9.610/98! Evite problemas jurídicos. 




























Siga Educação e Transformação nas redes sociais:
Facebook
Instagram
Twitter

terça-feira, 28 de agosto de 2018

👍 Revisão de matemática

Caderno para revisão de matemática com 30 questões... Confira:







Siga Educação e Transformação nas redes sociais:

Facebook
Instagram
Twitter

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

👍Projeto do livro "Clact... Clact... Clact..."


PROJETO “CLACT...CLACT...CLACT..."

Livro: Clact... Clact... Clact...
Autora: Liliana Iacocca
Ilustração: Michele Iacocca
Editora Ática
Sinopse: 
Uma tesoura mandona encontra vários papeizinhos coloridos picados e fica horrorizada com a bagunça. Bem que ela tenta colocar ordem ali, mas não fica satisfeita com a arrumação.

Justificativa:
O trabalho com histórias é uma ferramenta de suma importância, pois promove aprendizagens significativas para a criança, visto que o enredo de uma história possui elementos primordiais para a imaginação, a vivência e a criação de novas ideias, contudo, de novas aprendizagens e habilidades. 

O que se trabalha através do projeto:
· noções de limite, espaço, cores, formas geométricas, direita / esquerda;
· reconhecimento e distinção entre cores e formas;
· memória auditiva e visual;
· controle corporal no recorte com maior coordenação dos movimentos finos;
· interpretação oral e concreta através do desenho;
· noções matemáticas (adição, medidas, distância, linhas retas e curvas, etc);
· identificação de partes de um todo com agregação de elementos semelhantes;
· expressão plástica com o recorte e colagem de figuras com a ideia de representação artística;
· criatividade na confecção de fantoches das formas da historia;
· elaboração de histórias orais com dramatização na casinha de fantoches;
· produção de um livro a partir de figuras recortadas de livros e jornais envolvendo uma tesoura mágica...

Material utilizado:
livro Clact...clact...clact..., lápis de cor, giz de cera e colorido para quadro, palito de picolé e churrasco, folhas brancas, cola, papel dobraduras rosa, vermelho, amarelo, azul claro e escuro, verde, laranja e marrom, EVA de diversas cores, cola quente, tesouras, etc.

Atividades desenvolvidas

1- Exploração dos elementos da capa: questionamentos e inferências sobre o enredo do livro;

2- Contação da história;

3- Reconto pelas crianças: com o livro em mãos a criança conta a historia para a turma.
Cuidados com o uso de tesouras, importância delas, função nas diferentes atividades do dia-a-dia, etc.;

4- Questionamentos e análise dos fatos positivos e negativos da historia;

5- Registro em forma de ilustração da historia: as crianças registram no Portfólio e em folha branca a historia contada;

6- Produção de uma nova versão da historia usando figuras de jornais e revistas: a personagem principal é uma tesoura especial que sabe voar e adora recortar pelo mundo. a professora seleciona com as crianças figuras que possam ter relação com a tesoura e aos poucos a história vai sendo montada com o acréscimo de imagens e a criança do enredo contando aventuras vividas no céu e na terra pela tesoura. O livro será organizado em quadros de papel pardo 40cm x 40cm, com bordas em preto e colagem de papéis picados uma cor em cada página;

7- Reprodução do livro com colagem: sistematizar os trechos do livro e remonta-lo com a colagem de papeis e tesouras conforme a historia (abaixo em anexo);

8- Matemática com tesouras: deverá colorir, recortar a quantia de 9 tesouras em 3 diferentes tamanhos. a professora auxilia na separação dos tamanhos (a mais grande, a mais pequena, a média). colar no Portfólio em folha separado com linhas formando três espaços;

9- Artes com tesouras: colorir tesouras de diferentes tamanhos, recortar e sobre uma folha branca pintada com fundo de giz de cera e margem, colar formando uma obra significativa para a criança, res-significando uma cena do livro...;

10- Confecção de fantoches: traçar em EVA colorido 5 figuras geométricas da história (duplas) e recortar. Traçar pés e mãos para cada figura, montar o fantoche de dedo colando em uma das partes da figura as mãos e pés e sobre essa parte colar a parte frontal da figura de maneira que ela fique dupla. Desenhar elementos do rosto;

CASA DE FANTOCHEorganizar uma caixa recortada em forma de cenário com cortina de TNT para que as crianças possam utilizar-se dos fantoches dedo para a encenação livre e dirigida de dramatizações;

11- Andando sobre as figurasa professora traça as formas geométricas no chão da sala ou em espaço externo, conversa com as crianças sobre quais são, dirigindo atividades de coordenação corporal onde as crianças devem andar sobre os traços das formas sem sair da linha. Qual das formas tem linha reta, curva, qual teve que parar ou continuar os passos...REGISTRO DA ATIVIDADE;

12- MEDINDO DISTÂNCIASsobre os traços das formas geométricas a professora entrega palitos de picolé e de churrasco, sendo que as crianças devem tentar cobrir os traços com e
les, encaixando os diferentes tamanhos analisando: qual figuras tem os lados iguais ao palito de picolé ou de churrasco, pode ser usado o mesmo palito, a distancia é a mesma ou não, figura maior e menor, lado com proporções iguais ou diferentes...

13- Caricaturas: imprimir as formas geométricas, colorir, colar no caderno e montar sobre elas as partes do corpo que achar conveniente (olhos, sobrancelha, boca, nariz, orelhas) formando uma expressão diferente para cada figura;

14-Traçar a figura: a professora  faz pontos nos cantos de junção das figuras e as crianças com a régua fazem o traçado com o lápis formando a figura: Paralelogramo, Quadrado, Retângulo, Losango, Triangulo, Hexágono e Trapézio;

15- Cada cor para seu lado:
PRATO- Misturar cores de papel picado em pratos. Colocar uma quantia de cada sobre uma folha branca, e os pratos próximos, fazer como na historia separar os papeis em seus respectivos pratos.
COLAGEM- No caderno fazer a divisão conforme quantia de cores, as crianças receberão 5 papeis de cada cor e devem separar e colar uma cor em cada parte traçada.

16- QUEBRA-CABEÇA: colorir algumas formas geométricas em tamanho grande (uma de cada cor) e traçar as linhas de um quebra-cabeça, recortar e brincar juntando as partes individual e coletivamente. Observar qual elemento as crianças consideram para montra o quebra-cabeça. Ao final pode ser colado em folha branca.

Avaliação: contínua e processual.

👍 Livrinho para desenhar e colorir "Clact... Clact... Clact..."

Atividade para confeccionar um livrinho para ilustrar a história:
Livro: Clact... Clact... Clact...
Autora: Liliana Iacocca
Ilustração: Michele Iacocca
Editora Ática
Sinopse: 
Uma tesoura mandona encontra vários papeizinhos coloridos picados e fica horrorizada com a bagunça. Bem que ela tenta colocar ordem ali, mas não fica satisfeita com a arrumação.

Para ler o livro CLIQUE AQUI 

Projeto do livro CLIQUE AQUI

Coletânea com 41 atividades do livro CLIQUE AQUI 













Siga Educação e Transformação nas redes sociais:
Facebook
Instagram
Twitter
YouTube 


sábado, 25 de agosto de 2018

👍Dia do soldado: atividades com a Turma da Mônica

Atividades variadas para comemorar o Dia do Soldado... Indicado para a educação infantil...
Dia do Soldado é comemorado anualmente em 25 de agosto no Brasil.
Esta data celebra a atividade exercida pelos soldados do Exército Brasileiro, que trabalham e lutam pela proteção da Nação. 
Segundo o artigo 143 da Constituição Federal de 1988, todo cidadão brasileiro do sexo masculino ao completar 18 anos deve realizar o alistamento militar.
Em 1923, no dia 25 de agosto, passou a ser comemorado o Dia do Soldado em homenagem ao Marechal Luís Alves de Lima e Silva, mais conhecido como Duque de Caxias, e que se tornou o patrono do Exército Brasileiro.
Espero que a publicação seja útil e auxilie a sua prática pedagógica. Gratidão pela visita e volte sempre! 🙂




















PARA BAIXAR  CLIQUE AQUI

Clique nos links abaixo e siga Educação e Transformação nas redes sociais:
Facebook
Instagram
Twitter

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

👍Soldado com palito de picolé

Lindo e fácil de fazer....

Espero que a publicação seja útil e auxilie a sua prática pedagógica. Gratidão pela visita e volte sempre! 🙂



Siga Educação e Transformação nas redes sociais:
Facebook
Instagram
Twitter