Confira uma sugestão de Plano de Aula sobre as Festas juninas para o 2° ano do ensino fundamental.
Espero que a publicação seja útil e auxilie a sua prática pedagógica. Gratidão pela visita e volte sempre! 🙂
Plano de Aula:
Festas Juninas
Tema: Festas Juninas
Ano: 2° ano do ensino fundamental
Objetivos:
- Compreender a importância cultural das festas juninas.
- Descrever brincadeiras e comidas típicas.
- Desenvolver habilidades de escrita e oralidade.
Objetivos:
- Compreender a importância cultural das festas juninas.
- Descrever brincadeiras e comidas típicas.
- Desenvolver habilidades de escrita e oralidade.
Habilidades da BNCC:
- (EF15LP03) Produzir textos orais e escritos em diferentes gêneros, utilizando regras mínimas de escrita e princípios de organização textual.
Introdução (10 minutos):
- Iniciar a aula apresentando algumas imagens de festas juninas.
- Perguntar aos alunos se eles já participaram de alguma.
- Promover uma roda de conversa sobre as memórias que eles têm dessas festas.
- O professor pode estimular o diálogo questionando sobre as comidas que mais gostam e quais brincadeiras costumam acontecer.
Atividade Principal (25 minutos):
Atividade 1:
Criando um Cartaz da Festa Junina (15 minutos)
- Dividir a turma em grupos pequenos (4 a 5 alunos).
- Cada grupo receberá papel kraft, lápis de cor, tesoura e cola.
- O objetivo é criar um cartaz com temas como: comidas típicas (pamonha, canjica, etc.) e brincadeiras (pula-pula, correio elegante).
- Os alunos deverão desenhar e escrever o nome das comidas e brincadeiras, incentivando a colaboração entre eles.
- Dividir a turma em grupos pequenos (4 a 5 alunos).
- Cada grupo receberá papel kraft, lápis de cor, tesoura e cola.
- O objetivo é criar um cartaz com temas como: comidas típicas (pamonha, canjica, etc.) e brincadeiras (pula-pula, correio elegante).
- Os alunos deverão desenhar e escrever o nome das comidas e brincadeiras, incentivando a colaboração entre eles.
Atividade 2:
Apresentação do Cartaz (10 minutos)
- Cada grupo terá 2 minutos para apresentar seu cartaz para a turma, explicando as escolhas que fizeram.
Isso desenvolve a habilidade de oralidade e a confiança ao falar em público.
Reflexão e Sistematização (10 minutos):
Após as apresentações, promover uma conversa sobre a importância das festas juninas na cultura brasileira.
Perguntar: "O que essas festas significam para vocês e suas famílias?" Essa reflexão ajuda os alunos a conectarem o aprendizado com suas vidas.
Registro (5 minutos):
Peça aos alunos que escrevam uma frase sobre o que mais gostaram nas festas juninas ou o que mais os chamou a atenção nas apresentações dos colegas.
Avaliação:
A avaliação será feita de forma contínua, observando a participação dos alunos nas atividades em grupo e suas contribuições nas discussões.
O registro escrito também será considerado para avaliar a capacidade de organizar ideias e expressá-las de forma clara.
Observações Finais:
Se a turma demonstrar grande interesse, o professor pode planejar uma próxima aula com culinária envolvendo receitas de pratos típicos, como pipoca doce ou canjica, reforçando ainda mais o aprendizado e a cultura das festas juninas.
- Cada grupo terá 2 minutos para apresentar seu cartaz para a turma, explicando as escolhas que fizeram.
Isso desenvolve a habilidade de oralidade e a confiança ao falar em público.
Reflexão e Sistematização (10 minutos):
Após as apresentações, promover uma conversa sobre a importância das festas juninas na cultura brasileira.
Perguntar: "O que essas festas significam para vocês e suas famílias?" Essa reflexão ajuda os alunos a conectarem o aprendizado com suas vidas.
Registro (5 minutos):
Peça aos alunos que escrevam uma frase sobre o que mais gostaram nas festas juninas ou o que mais os chamou a atenção nas apresentações dos colegas.
Avaliação:
A avaliação será feita de forma contínua, observando a participação dos alunos nas atividades em grupo e suas contribuições nas discussões.
O registro escrito também será considerado para avaliar a capacidade de organizar ideias e expressá-las de forma clara.
Observações Finais:
Se a turma demonstrar grande interesse, o professor pode planejar uma próxima aula com culinária envolvendo receitas de pratos típicos, como pipoca doce ou canjica, reforçando ainda mais o aprendizado e a cultura das festas juninas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário