segunda-feira, 8 de abril de 2024

👍Dengue: livrinho ficha técnica

Livrinho para pesquisa e preenchimento de ficha técnica sobre a dengue...

Espero que a publicação seja útil e auxilie a sua prática pedagógica. Gratidão pela visita e volte sempre! 🙂






***

Dengue é uma doença infecciosa febril causada por um vírus e transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, principal vetor da doença.
 
Transmissão,:
A transmissão se dá pela picada do mosquito Aedes aegypti. Quando esse mosquito pica uma pessoa contaminada com o vírus, passa a transportar o vírus da dengue durante toda a sua vida e transmiti-lo para as pessoas que picar após.
O ciclo de transmissão ocorre do seguinte modo: a fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água parada. Ao saírem dos ovos, as larvas vivem na água por cerca de uma semana. Após este período, transformam-se em mosquitos adultos, prontos para picar as pessoas. 
O Aedes aegypti procria em velocidade prodigiosa e o mosquito da dengue adulto vive em média 45 dias. Uma vez que o indivíduo é picado, demora no geral de três a quinze dias para a doença se manifestar. A dengue só pode ser transmitida pela picada do mosquito. 
Dengue, Zica e Chikungunya são doenças adquiridas através da picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, mais conhecido como mosquito da dengue. Somente a fêmea é hematófaga, ou seja, somente ela se alimenta de sangue humano porque precisa dos elementos presentes no sangue para postura dos ovos.

Sintomas da dengue:
●Dor de cabeça e nos olhos;
●Febre alta (muitas vezes passando de 40 graus);
●Dor nos músculos e nas juntas;
●Manchas avermelhadas por todo o corpo;
●Falta de apetite;
●Fraqueza;
●Em alguns casos, sangramento de gengiva e nariz.

Tratamento:
A dengue não tem um tratamento médico específico, como também ainda não possui uma vacina de prevenção. Tomar muito líquido para evitar desidratação e utilizar medicamentos para baixar a febre e analgésicos são as medidas de rotina para aliviar os sintomas. Pacientes com dengue, ou com suspeita da doença, precisam de assistência médica. Sob nenhum pretexto, devem recorrer à automedicação.

Prevenção:
Prevenir é a melhor forma de evitar a dengue, zika e chikungunya. A maior parte dos focos do mosquito estão nas casas, assim as medidas preventivas envolvem o nosso quintal e também os dos  vizinhos. A melhor forma de se prevenir da dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.
Enfim a única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é necessário acabar com os criadouros. Portanto, não deixe a água, mesmo limpa, ficar parada em qualquer tipo de recipiente.

***

PARA BAIXAR  CLIQUE AQUI

Clique nos links abaixo e siga Educação e Transformação nas redes sociais:
Facebook
Instagram
Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

👍Coroa Natalina (para colorir)