quinta-feira, 21 de março de 2024

👍Painel Síndrome de Down

Painel decorativo colorido em referência ao Dia Internacional da Síndrome de Down...

Espero que a publicação seja útil e auxilie a sua prática pedagógica. Gratidão pela visita e volte sempre! 🙂

PAINEL EM FOLHA A4:


PAINEL AMPLIADO:










***

A Síndrome de Down (SD) ou trissomia do cromossomo 21 é uma alteração genética causada por um erro na divisão celular durante a divisão embrionária. Os portadores da síndrome, em vez de dois cromossomos no par 21 (o menor cromossomo humano), possuem três.

O termo “síndrome” significa um conjunto de sinais e sintomas e “Down”, refere-se ao sobrenome do médico pediatra inglês John Langdon Down, primeiro a descrever clinicamente a associação dos sinais característicos das pessoas com Síndrome de Down, em 1866.

Os indivíduos com Síndrome de Down apresentam certos traços típicos, como: cabelo liso e fino, olhos com linha ascendente e dobras da pele nos cantos internos (semelhantes aos orientais), nariz pequeno e um pouco "achatado", rosto redondo, orelhas pequenas, baixa estatura, pescoço curto e grosso, flacidez muscular, mãos pequenas com dedos curtos, prega palmar única.

Pessoas com Síndrome de Down são mais suscetíveis a certos problemas de saúde, como malformações cardíacas e do trato gastrointestinal, problemas de visão e audição, além de chances maiores de desenvolverem diabetes e alterações da tireoide.

O tratamento para Síndrome de Down tem como objetivo promover o desenvolvimento da criança, melhorando a sua qualidade de vida. Assim, geralmente é indicado realizar fisioterapia, estimulação psicomotora e de fonoaudiologia para facilitar a fala e a alimentação.

De forma geral, o indivíduo com Síndrome de Down pode viver uma vida perfeitamente normal, desde que sejam feitas adaptações no seu ritmo de aprendizado e na sua forma de ver o mundo.
 
Para conscientizar a população sobre a importância da luta por direitos iguais e por respeito aos portadores dessa condição, foi criada uma data especial. O Dia da Síndrome de Down é celebrado em 21 de março.

***

PARA BAIXAR  CLIQUE AQUI

Clique nos links abaixo e siga Educação e Transformação nas redes sociais:
Facebook
Instagram
Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário