segunda-feira, 9 de outubro de 2023

👍Dia das Crianças: sugestões de brincadeiras


Fazer brincadeiras é uma ótima maneira de manter as crianças entretidas e desenvolver suas habilidades. Aqui estão algumas sugestões simples para criar brincadeiras fáceis e se divertir na semana da criança:

Brincadeiras para o Dia das Crianças

1-Sessão de cinema: escolham um filme divertido, façam pipoca e tenham uma boa diversão. 
2-Show de talentos: os alunos podem fazer vídeos deles desenhando, declamando poemas, tocando instrumentos, cantando, atuando, ou qualquer outro talento que ele queira mostrar aos colegas.
3-Festa do pijama, do cabelo maluco, do avesso: ideias temáticas para festa.
4-Brinquedos com sucata: uma outra proposta é a confecção de brinquedos com sucata.
5-Morto e vivo: a professora ou outra pessoavai dizendo os comandos e os alunos vão sendo eliminados, conforme forem errando. Quando se fala “vivo”, fica em pé. “Morto”, agacha. A brincadeira consiste em alternar os comandos, falar rápido, devagar e surpreender os participantes. 
6-Massinha: A brincadeira com massinhas é uma das preferidas das crianças de qualquer idade. Além de exercitar a criatividade, ela proporciona o desenvolvimento da coordenação motora, curiosidade e concentração.
7-Jogo do Stop: é uma ótima brincadeira para ser feita com um grupo de crianças maiores. Essa atividade baseia-se em criar tabelas, que são preenchidas com palavras iniciando com uma letra previamente combinada. Aquele que terminar primeiro ganha a partida. Nesse jogo são testados os conhecimentos gerais, a escrita, o raciocínio rápido e a memória.
8-Mímica: nesse jogo, um participante deve se comunicar com o restante do grupo através de gestos. Os colegas precisam acertar o que está sendo comunicado, que pode ser o nome de um filme, de um desenho animado ou pessoa famosa.
9-Teatro de fantoches: podem ser bonecos do tipo fantoches tradicionais ou mesmo os chamados "dedoches", que são fantoches de dedo. Eles podem ser produzidos usando tecido ou até mesmo papel.
10-Bobinho: pode ser feita com pelo menos três crianças. Uma fica no meio tentando pegar a bola, que é jogada entre os outros participantes. O objetivo deles é jogar a bola entre si, sem que o “bobinho” consiga pegar. Se ele conseguir, quem perdeu a bola vira o bobinho da vez. 
colocar as crianças em uma linha de largada, desenhar uma linha de chegada e quem for mais longe, vence. Mas não pode colocar os dois pés no chão – quem fizer isso está fora do jogo.
11-Pega-pega: Uma criança é eleita o pegador, enquanto as outras fogem dela. Caso alguém seja pego, vira o pegador da vez e assim por diante. 
12-Siga o mestre: nessa brincadeira, uma criança é “o mestre” e as outras seguem tudo o que ele faz. Imita as ações, os passos, vai para o mesmo lugar. É uma brincadeira de “sombra”. Trabalha bastante a atenção e percepção do outro.
13-Corrida de sacos: consiste em chegar ao outro lado do espaço… pulando dentro de um saco! Simples assim! Trabalha o equilíbrio, força, corrida e coordenação motora. 
14-Corrida com colher: coloca-se um objeto em uma colher e a criança precisa atravessar um espaço, segurando a colher e sem deixar o objeto cair. Trabalha equilíbrio, raciocínio e paciência.
15-Dança das cadeiras: cadeiras são dispostas em roda e uma música toca. Enquanto isso, os participantes dançam em volta das cadeiras. Quando a música para, é preciso sentar em uma. Mas não tem cadeira o suficiente para todo mundo! 
Quem não conseguir sentar, sai da brincadeira. Ela termina quando tem uma única cadeira disputada entre duas pessoas.
16-Estátua: outra brincadeira com música. Nessa, quando ela para, a criança precisa fazer uma estátua e não pode se mexer. Quem se mexe, sai da brincadeira. 
17-Batata quente: em roda, as crianças passam um objeto que seria a “batata” de uma mão para a outra. Quando a música termina, quem ficou com a “batata” na mão, é eliminado. Trabalha rapidez, raciocínio e percepção.
18-Circuito de obstáculos: criar um caminho para as crianças correrem, mas precisa colocar vários obstáculos no meio. Podem ser túneis, pedras, redes pra passar por baixo e por aí vai. Quem chegar primeiro, ganha.
19-Piquenique: você pode planejar uma visita a um parque da cidade ou algum espaço ao ar livre.
20-Jogo da memória: o jogo pode ser comprado pronto. Mas, as crianças podem fazer suas próprias peças ao longo do dia, desenhando e colorindo animais, flores, letras e o que mais a imaginação permitir. 
21-Show de calouros: cada um faz uma apresentação de dança ou canta uma música.
22-Show de talentos: cada criança faz uma apresentação de um talento que possui.
23-Oficina de brinquedos: use material reciclável para fazer uma oficina de brinquedos. Além de divertido, estimula as crianças a serem conscientes em relação ao meio-ambiente.
24-Passa a bola: formar uma fila de alunos. O primeiro passa a bola para o segundo por cima da cabeça e assim por diante, até o fim da fila. O último aluno pega a bola, corre para o início da fila e recomeça a brincadeira. O jogo segue uma seqüência, passando bola lateralmente pela esquerda (o 1° aluno da fila) e pela a direita (o 2° aluno).
25-Corrida com limões: os jogadores formam pares e prendem um limão nas testas, sem utilizar as mãos. A um sinal, tentam percorrer a sala até o lado oposto, sem que o limão caia.
26-Dento!Fora!: ao redor de um círculo grande ficam as crianças. O líder ordena Dentro ou Fora e todas as crianças cumprem as ordens pulando com os pés juntos para dentro ou para fora do círculo. As crianças que erram são eliminadas até ficar uma só criança.
27-Bambolês: distribuir bambolês às crianças para que possam experimentar diferentes maneiras de girá-los pelo corpo sem derrubá-los.
28-Caça ao tesouro: esconda uma guloseima ou um brinquedo. Distribua pistas em diferentes locais. Conforme as crianças forem lendo as dicas e avançando, mais perto ficarão de encontrar o “tesouro” escondido.
29-Corrida do Saci: uma brincadeira em que as crianças apostam corrida com um pé só! Basta colocar as crianças em uma linha de largada, desenhar uma linha de chegada e quem for mais longe, vence. Mas não pode colocar os dois pés no chão – quem fizer isso está fora do jogo.
30-Adivinhação: propor enigmas e jogos de adivinhar, correspondentes a faixa etária, para divertir, trabalhar a criatividade e a imaginação da criança.
31-Esconde-esconde: a criança tem de se esconder e não ser encontrada, a criança que deverá procurar os demais elementos do grupo deve permanecer de olhos fechados e contar até 10 para que todos tenham tempo de se esconder. 
32-Qual é a música?: coloca-se um trecho de uma música (instrumental) e as crianças têm que adivinhar qual é a música.

Outras sugestões:
1-Baile à fantasia;
2-Festa do pijama;
3-Banho de mangueira;
4-Pintura do rosto;
5-Dia do brinquedo preferido;
6-Cineminha com pipoca;
7-Dia da Oficina de Artes;
8-Dia do lanche compartilhado;
9-Gincanas;
10-Oficina de origami;
11-Visita ao zoológico.

***

Clique nos links abaixo e siga Educação e Transformação nas redes sociais:
Facebook
Instagram
Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário