Mensagem em referência ao "DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO"...
Espero que a publicação seja útil e auxilie a sua prática pedagógica. Gratidão pela visita e volte sempre! 🙂
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O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) ou Autismo, é um transtorno do neurodesenvolvimento que traz prejuízos na comunicação e interação social e no comportamento da criança. Portanto, pode interferir na forma como ela percebe o mundo ao redor e interage com os outros, ocasionando desafios sociais.
Os casos de TEA são mais comuns do que podemos imaginar, sendo mais recorrentes em meninos do que em meninas.
O Autismo pode ser classificado conforme o nível de necessidade de suporte da pessoa, sendo considerados três níveis:
●Nível 1 ( conhecido como “autismo leve”);●Nível 2 (conhecido como “autismo moderado”);
●Nível 3 (conhecido como “autismo severo”).
Os sintomas podem aparecer nos primeiros meses de vida e o diagnóstico é feito com a observação do comportamento e uma entrevista com os pais, cuidadores e educadores. O diagnóstico permite que a criança receba um tratamento personalizado de acordo com as particularidades do seu quadro. E com o acompanhamento multidisciplinar, os sintomas tendem a ser amenizados ao longo da vida, melhorando a qualidade de vida do indivíduo e da sua família.
10 sintomas do autismo:
1 - Atraso na fala;
2 - Pouco contato visual;
3 - Pouca ou nenhuma resposta quando é chamado(a);
4 - Pouca interação social;
5 - Risos ou choro sem motivo;
6 - Intolerância as frustrações;
7 - Movimentos repetitivos (Esteriotipias);
8 - Repetição de sons ou falas de desenhos (Ecolalia);
9 - Interesse restrito;
10 - Manias.
Embora ainda não se tenha conhecimento sobre as causas do Autismo, foram desenvolvidos método eficaz para o tratamento e acompanhamento da pessoa diagnosticada com TEA.
Diversas pesquisas tem demonstrado que tratamentos bem sucedidos para crianças com Autismo, são aqueles baseados na Análise Aplicada do Comportamento (Aba) e que, as intervenções comportamentais são mais eficazes quando são intensas, algumas de 30 a 40 horas por semana. Porém essas horas podem variar de acordo com a necessidade da criança.
É importante ter consciência de que não existe uma “receita” para o tratamento de pessoas com Autismo. Mesmo que duas pessoas apresentem o mesmo diagnóstico, elas podem reagir de modo diferente ao mesmo tratamento, portanto, nem sempre o que funciona para uma pessoa com autismo, poderá funcionar para outra.
Para um tratamento eficaz, é indicado que a pessoa com Autismo, seja acompanhada por uma Equipe Multidisciplinar, composta por: Neuro, Fonoaudióloga, Psicoterapeuta, Terapeuta Ocupacional, Psicopedagoga e demais profissionais que seja orientado em alguns casos específicos.
A fita, símbolo do Autismo, foi criada pela National Autistic Society em 1963. O quebra cabeça representa a complexidade do Autismo e as cores, representam a diversidade do transtorno.
A fita de conscientização é usada para identificar lugares onde as pessoas com autismo tem prioridade no atendimento. A cor azul representa o predomínio de diagnósticos em meninos - cerca de 80%.
O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de Abril, foi criado pela Organização da Nações Unidas (ONU), no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação a população como forma de reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que são diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
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