sexta-feira, 2 de agosto de 2019

👍Sequência didática: O homem que amava caixas - Stephen Michael

Seqüência didática para o dia dos pais:
“O HOMEM QUE AMAVA CAIXAS”

Livro: O homem que amava caixas
Autor: Stephen Michael King
Ilustração: Stephen Michael King
Editora Brinque-book

Sinopse:
Este livro fala de maneira simples e bonita sobre o relacionamento entre pai e filho. Com ilustrações alegres e muita sensibilidade, 'O Homem que Amava Caixas' conta a história de um homem que era apaixonado por caixas e por seu filho.
Leia a história:
O homem que amava caixas
Stephen Michael King

Era uma vez um homem
O homem tinha um filho
O filho amava o homem
e o homem amava caixas.
Caixas grandes
caixas redondas
caixas pequenas 
caixas altas
todos os tipos de caixas!
O homem tinha dificuldade em dizer ao filho que o amava;
então, com suas caixas, ele começou a construir coisas para seu filho.
Ele era perito em fazer castelos
e seus aviões sempre voavam...
a não ser, claro, que chovesse.
As caixas apareciam de repente, quando os amigos chegavam, e, nessas caixas, eles brincavam...
e brincavam...
e brincavam.
A maioria das pessoas achava que o homem era muito estranho.
Os velhos apontavam para ele.
As velhas olhavam zangadas para ele.
Seus vizinhos riam dele pelas costas.
Mas nada disso preocupava o homem,
porque ele sabia que tinham encontrado uma maneira especial de compartilharem...
o amor de um pelo outro
.

Vídeo do livro:

DURAÇÃO: uma semana
ÁREA DO CONHECIMENTO PRIVILEGIADA:  Matemática
OBJETIVO DESTA SEQUÊNCIA:
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
- Desenvolver cuidados com o meio ambiente a fim de preservá-lo cuidando dos espaços em que estamos inseridos;
 - Refletir sobre o reaproveitamento de materiais que seriam lançados no lixo;
- Construir brinquedos com materiais recicláveis e reutilizáveis;
 - Brincar com brinquedos alternativos.

CONTEÚDOS:
MATEMÁTICA: Sólidos geométricos (planificação de caixas, e atividades relacionadas).
Identificação de propriedades geométricas: formas, tipos de contorno, faces planas, lados retos.     
LINGUAGENS: apresentação dos trabalhos para o grande grupo. ( expressão oral, exposição de ideias, leitura, interpretação de textos e imagens).
ARTES: os procedimentos para montar, dar acabamento, brinquedos.
AVALIAÇÃO:
Baseada nos  comportamentos e atitudes das crianças durante e  depois do projeto acabado. Partindo de questionamentos que possibilitem perceber a aprendizagem das crianças sobre esses conhecimentos. Construiu noções sobre como reaproveitar os materiais que iriam para o lixo? Participou das atividades propostas? Qual tipo de brinquedo foi construído com as caixas?  As crianças se envolveram na proposta? São questões que podem dar um suporte para sua avaliação e conduzir inclusive a reorganização do pensamento. 
PROCEDIMENTOS:
- Apresentação do vídeo e do livro "O homem que amava caixas";
-  Questionamentos orais sobre o tema da história:
A) Qual a forma que o pai encontrou de dizer ao filho que o amava?
B)   Você sabe  os jeitos  dizer que amo uma pessoa?   Dê exemplos.
ATIVIDADE:
- Apresentar o vídeo;
- Explorar a planificação de caixas;
- Depois deixar que criem brinquedos  com as caixas.

***

Clique nos links abaixo e siga Educação e Transformação nas redes sociais:
Facebook
Instagram
Twitter

Um comentário:

👍Coroa Natalina (para colorir)