sexta-feira, 16 de agosto de 2019

👍Bumba meu boi: lenda e imagem

Lenda do "Bumba meu boi" e a imagem, em Folha A4 e ampliada, desse personagem do Folclore Brasileiro. Confira:

Espero que a publicação seja útil e auxilie a sua prática pedagógica. Gratidão pela visita e volte sempre! 🙂


Bumba meu Boi 

Bumba Meu Boi ou Boi-Bumbá teve origem cultural europeia e
historiadores estimam que, no Brasil, a dança do bumba meu boi surgiu no século XVIII, na Região Nordeste. Nesse período, o boi tinha uma importância significativa, fosse pela sua simbologia, de força e resistência, fosse por fatores econômicos, já que havia grandes criadores de gado e colonizadores que faziam uso de mão de obra escravizada.

bumba meu boi é uma manifestação artística e popular do folclore brasileiro.  Mistura aspectos das culturas portuguesa, negra e indígena. É reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e como Patrimônio Cultural do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A história que envolve a dança do bumba meu boi está ligada à lenda de um casal de escravizados, chamados Pai Francisco e Mãe Catirina (ou Catarina) e o tema central é a morte e ressurreição de um boi.

Catirina estava grávida e começou a ter desejos por língua de boi. Seu marido, para atender o desejo da esposa gestante, matou o boi mais bonito de seu senhor. Quando o dono da fazenda notou a morte do animal, convocou curandeiros e pajés para ressuscitá-lo. O boi voltou à vida, e toda comunidade o celebrou com uma grande festa. Francisco e Catirina receberam o perdão do dono do boi.

Bumba Meu Boi é uma das mais ricas manifestações do folclore brasileiro. O auto do boi retrata as diferentes visões sobre o boi e a sua imponência. Para os escravizados e trabalhadores rurais, o animal era companheiro de trabalho e sinônimo de força. Para os proprietários de fazendas, investimento seguro e uma fonte de renda.

A dança do Bumba meu boi é acompanhada por música regional, onde um homem vestido de boi faz várias coreografias. Ao redor do boi aparecem vários personagens típicos do século: vigário, cobrador de impostos, escravizado, boiadeiro, capitão do mato, indígena e o valentão. Muitas pessoas, moradores de ruas por onde ele passa, vão acompanhando o boi-bumbá vestidos com trajes de vaqueiro. A fantasia de boi é confeccionada de pano, madeira, fibra de coco e diversos enfeites.

Embora Bumba Meu Boi seja o nome mais conhecido, também possui outros nomes de acordo com a região. São os principais: boi-de-reis, boi-bumbá e boi-calemba.

VERSÃO COLORIDA (EM FOLHA A4 E AMPLIADA):






VERSÃO PARA COLORIR (EM FOLHA A4 E AMPLIADA):







PARA BAIXAR VERSÃO COLORIDA CLIQUE AQUI

PARA BAIXAR VERSÃO PARA COLORIR  CLIQUE AQUI


Clique nos links abaixo e siga Educação e Transformação nas redes sociais:
Facebook
Instagram
Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário