Minha pele de ébano é...
PÚBLICO ALVO:
1º, 2º ou 3º do Ciclo I
DURAÇÃO:
2 semanas
JUSTIFICATIVA:
A Lei nº 10.639, inclui o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia da Consciência Negra.
A escolha dessa data não foi por acaso, poisem 20 de novembro de 1695, Zumbi: líder do quilombo de palmares foi morto em uma emboscada em Pernambuco.
O Projeto tem por objetivo oferecer o desenvolvimento da expressão corporal, oral e cultural dos alunos, através de momentos de interpretação, danças, músicas, poesias, contos, pinturas, para ampliação dos conhecimentos e formação de hábitos e atitudes fundamentais nos valores éticos.
Com este conhecimento, vivenciar e valorizar abcultura negra como forma de identificação e resgate da autoestima do educando afrodescendente.
OBJETIVOS:
• Valorizar a cultura negra e seus afrodescendentes e afro-brasileiros, na escola e na sociedade;
• Entender e valorizar a identidade da criança negra;
•Redescobrir a cultura negra, embranquecida pelo tempo;•Desmitificar o preconceito relativo aos costumes religiosos provindos da cultura africana;
• Trazer à tona, discussões provocantes, por meio das rodas de conversa, para um posicionamento mais crítico frente à realidade social em que vivemos.
CONTEÚDO:
O conteúdo foco é a educação voltada para consciência da importância do negro para a constituição e identidade da nação brasileira e, principalmente, do respeito à diversidade humana e a abominação do racismo e do preconceito, desenvolvido por meio de um processo educativo do debate, do entorno, buscando nas nossas próprias raízes a herança biológica e/ou cultural trazida pela influência africana.
DESENVOLVIMENTO:
- 1ª Atividade:
Hora do conto Africano, 2 dias;
- 2ª Atividade:
Hora da música: “Alegria da Cidade”, de Margareth Meneses, 2 dias;
- 3ª Atividade:
Hora do jogral, 5 dias;
- 4ª Atividade:
Hora da Arte, 3 dias;
- 5ª Atividade:
Hora da capoeira e do jogo, 3 dias.
CULMINÂNCIA E AVALIAÇÃO:
Escolher a data das apresentações de todo o trabalho realizado. Pode-se usar a área da Escola ou outro espaço disponível. Convidar os pais(responsáveis) para participarem das apresentações e poderem também resgatar um pouco de sua cultura através dos trabalhos dos seus filhos. Realizar a avaliação processual, observando, principalmente o interesse das crianças pelas atividades.
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