sábado, 10 de novembro de 2018

👍Dia da Bandeira com a Turma da Mônica

Atividades para trabalhar o Dia da Bandeira, celebrado em 19 de novembro...

Espero que a publicação seja útil e auxilie a sua prática pedagógica. Gratidão pela visita e volte sempre! 🙂










As bandeiras são símbolos que podem representar uma nação, estado, agremiação política, recreativa ou desportiva, etc. e, seja qual for a instituição que represente, toda bandeira é carregada de simbolismo. A história nos mostra que as primeiras bandeiras que se tem conhecimento foram usadas desde as antigas civilizações, onde os povos as utilizavam para representar seus exércitos, além disso, serviam também para ser identificado pelos aliados.
A bandeira nacional como conhecemos hoje foi apresentada ao povo brasileiro em 19 de novembro de 1889, quatro dias depois da Proclamação da República, justamente para marcar uma nova fase para o país e até hoje comemoramos nesta data o Dia da Bandeira. O modelo foi criado por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, ambos com influência política e religiosa neste início da República, e desenhada por Décio Vilares.
Cada cor tem um significado especial: o verde simboliza nossas matas, o azul nosso céu, o amarelo nossas riquezas, e o branco a paz, já as estrelas representam os estados do país. Há também a inscrição “Ordem e Progresso” no centro, que representa a arrancada concreta e irreversível para o desenvolvimento que nascera com os ideais da República.
Como a bandeira nacional é um dos símbolos mais importantes do país, há algumas regras para ser hasteada, veja só: seu hasteamento deve ser feito pela manhã e ser arriada ao fim da tarde. A bandeira não pode ficar exposta durante a noite, a não ser que seja bastante iluminada.
Ao longo da história do Brasil, tivemos várias bandeiras e vamos conhecer esta cronologia:
Linha do Tempo Bandeiras do Brasil
Bandeira da Ordem de Cristo (1332 - 1651)
Primeira hasteada em solo brasileiro.
Bandeira Real 1500 - 1521)
A primeira do Reino de Portugal, nas naus do descobrimento.
Bandeira de D. João III (1521 - 1616)
Usada no Brasil durante a Colonização
Bandeira do Domínio Espanhol (1616 - 1640)
Bandeira utilizada durante o domínio espanhol em terras portuguesas
Bandeira da Restauração (1640 - 1683)
Bandeira do Reinado de D. João VI, marca o fim do domínio espanhol
Bandeira do Principado do Brasil (1645 - 1816)
Primeiro sinal de presença do Brasil, no campo político mundial, como parte integrante da nação portuguesa.
Bandeira de D. Pedro II, de Portugal (1683 - 1706)
Utilizada no reinado de D. Pedro II, após a morte de D. Afonso VI
Bandeira do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1816-1821)
Bandeira do período de D. João VI
Bandeira do Regime Constitucional (1821 - 1822)
Última a tremular no Brasil com traços que lembram Portugal
Bandeira Imperial do Brasil (1822 - 1889)
Marca da emancipação política do Brasil
Bandeira Provisória da República (15 a 19 de Novembro 1889)
Marcou a transição da Monarquia para a República sendo válida por 4 dias apenas
Bandeira Nacional (19 de novembro de 1889 até os dias atuais)
É muito bacana ver nossa bandeira sendo hasteada em diversas partes do mundo em competições, comemorações e outros eventos importantes, não é mesmo?
Curiosidades:
  • Uma bandeira em mau estado de conservação não pode ser hasteada. Deve ser entregue a uma unidade militar para ser incinerada no dia 19 de novembro;
  • A Bandeira Nacional fica permanentemente hasteada na Praça dos Três Poderes em Brasília. Quando precisa ser substituída, só é arriada quando a nova for hasteada;
  • Em alguns locais, a bandeira deve ser hasteada todos os dias. São eles: palácio da Presidência da República; residência do presidente; Congresso Nacional; nos ministérios; no Supremo Tribunal Federal; nos edifícios-sede dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; em repartições consulares; em repartições federais, estaduais e municipais situadas na faixa da fronteira etc.;
  • Não é permitido hastear bandeira de outro país em terras brasileiras se ao lado não estiver a Bandeira Nacional de igual tamanho e posicionada ao lado direito. A exceção é somente para embaixadas e consulados.
Dicas de Atividades
Como no Dia da Bandeira há sempre o hasteamento da bandeira e os alunos cantam o hino, é interessante que eles compreendam o que ele quer transmitir, assim, organize uma aula para leitura do hino e sua interpretação, solicitando que os alunos procurem no dicionário termos específicos e possam relacionar com o contexto.
Para os alunos da Educação Infantil, proponha a construção de uma bandeira brasileira através de colagem. Depois discuta com os alunos o significado da bandeira e de suas cores.
Para os alunos do Ensino Médio vale é importante contextualizar a inscrição “Ordem e Progresso” no centro da bandeira, abordando sua origem no positivismo de August Comte. Para trabalhar o tema você pode orientar uma pesquisa sobre esse sistema filosófico e a influência que teve no Brasil daquela época.
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