quinta-feira, 13 de setembro de 2018

👍Projeto: Leilão de jardim - Cecília Meireles


PROJETO: LEILÃO DE JARDIM

Leilão de jardim
(Cecília Meireles)

Quem me compra
um jardim com flores?
Borboletas de muitas cores.
Lavadeiras e passarinhos,
ovos verdes e azuis no ninho?

Quem me compra este caracol?
Quem me compra um raio de sol?
Um lagarto entre o muro e a Hera.
Uma estátua da primavera?

Quem me compra este formigueiro?
E este sapo que é jardineiro?
E a cigarra e a sua canção?
E o grilo dentro do chão?
                 (Este é o meu leilão)

OBJETIVO GERAL
-Contextualizar e explorar atividades de educação ambiental, desenvolvendo oportunidades para o despertar de atitudes conscientes de manutenção e preservação de  diferentes espécies, além de promover e incentivar a interação entre pares, a apropriação de conhecimentos de modo interdisciplinar e transdisciplinar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
-Promover a reflexão e problematização sobre a construção da escrita oportunizando e incentivando tais produções;
-Conhecer, reconhecer e Identificar diferentes estilos de textos;
-Promover a elaboração de hipóteses e registros;
-Experimentar e participar da elaboração de textos e listas.

I – SENSIBILIZAÇÃO
-Releitura de obra de arte;
-Questionar os alunos quanto às características do local, anotando na lousa suas percepções;
-Comentar que a ilustração trata-se de uma obra de arte e chamar a atenção dos alunos quanto aos detalhes;
-Conversar sobre o tema jardim, questionando-os quanto às suas características e elementos que o compõem, conforme hipótese da classe, elaborando uma lista com os elementos mencionados (cartaz) em papel pardo com o nome e ilustração.

II – APRESENTAÇÃO
-Transcrever a poesia “LEILÃO DE JARDIM” em papel pardo e realizar leitura.
-Explicar as características de um texto poético;
-Ler a poesia acompanhando a escrita do cartaz sem ler o título;
-Questionar sobre o assunto da poesia e os elementos que a compõem, comparando-os com a lista da hipótese inicial;
-Acrescentar ou reconstruir o cartaz inicial com a nova composição dos elementos em lista;
-Se já trabalhada a ordem alfabética, pode-se organizá-la com auxílio dos alunos.

III – DESENVOLVIMENTO
-Leitura da poesia (sem mencionar o título) e estimular os alunos a criarem um título para ela. Anotar as sugestões na lousa.
-Apresentar o título e a autora da poesia, explicar e explorar o significado da palavra LEILÃO.
-Sugerir que observando a lista ilustrada com os elementos da poesia, os alunos produzam através de desenho e/ou pintura seu próprio jardim;
-Após a produção, fixar todas na lousa e incentivar a apreciação de cada uma delas;
-Realizar uma leitura da poesia e cobrir os elementos da lista com uma tira de papel pardo solicitando que pesquisem e recortem e/ou desenhem tais elementos para ilustrar a poesia;
-Incentivá-los a descobrir rimas e comparar o texto poético a outros. Ex: história em quadrinhos, um texto narrativo de livro infantil e jornalístico, receita e bilhete. Poderá ser confeccionado um cartaz na classe contendo tais tipos de texto para que os alunos possam perceber as diferentes estruturas e estilos;
-Após desenvolver atividades interdisciplinares sugere-se uma atividade de escrita espontânea a partir das listas produzidas;
-Construção da lista com alfabeto móvel;
-Brincadeira de forca (na lousa) para descobrir qual a palavra da lista está sendo trabalhada.

IV- ÁREAS ENVOLVIDAS
-Pesquisa em livros e revistas de ilustrações de um jardim;
-Passeio pelo bairro para identificar a presença ou não de jardins nas imediações;
-Desenho de observação: O JARDIM QUE EU VI;
-Pintura de círculo e colagem de palitos para confeccionar o sol. Contagem dos palitos;
-Apresentação ou ilustrações de diferentes flores, incentivando a percepção de diferentes cores, formas e nomes.
-Desenho: as flores;
-Explorar quais formas e linhas podem ser utilizadas para desenhar flores diferentes, sugerindo que alunos (que se proponham) as desenhem na lousa para observação dos amigos, incentivando a linguagem e o discurso oral;
-Confecção de flores no azulejo - recorte, colagem e pintura;
-Pintura com molde vazado e montagem das flores em palitos;
-Pintura de copinho descartável de café - parte interna - e montagem de flores (recorte);
-Mosaico: o sol com EVA amarelo;
-Dobradura utilizando quadrados. As borboletas com garfinhos de madeira;
-Pesquisa: COLEÇÃO NATUREZA: plantas e insetos para observação e leitura de curiosidades;
-Molde da borboleta com pintura espelhada para fantoches de palitos;
-Cartaz para observação: AS BORBOLETAS;
-Confecção da borboleta utilizando diversos materiais a serem selecionados pelos próprios alunos;
-Modelagem da libélula com massinha;
-Dobradura: A JOANINHA (que pode ser realizada com a garrafa PET pequena).
-Dobradura com círculos: PASSARINHO;
-Releitura da obra de Romero Brito:  BUTTERFLY;
-Pintura da borboleta com legenda numérica e correspondência com cores;
-Desenho: O CARACOL com barbante e pintura;
-Dobradura com círculos: A FORMIGA;
-Confecção de um formigueiro: observação e experiência;
-Sugestões de filmes:  LUCAS NO FORMIGUEIRO e VIDA DE INSETO;
-Dobradura: O SAPO, com círculos e impressão com as mãos;
-Músicas que podem ser trabalhadas em cartazes e servirem de referência para atividades de localização de letras ou palavras, completar ou identificar palavras nos textos: BORBOLETINHA, O SAPO CURURU, O SAPO NÃO LAVA O PÉ, A FORMIGUINHA.

MATEMÁTICA
-Identificação, transformação e produção utilizando figuras geométricas;
-Transformação de imagens tridimensionais em bidimensionais;
-Identificação de legendas e numerais;
-Quantificação de objetos e formas para construção de diversas produções;
-Interpretar correspondência entre numerais e cores.

ARTES
-Ampliação do universo cultural dos alunos promovendo o acesso às produções artísticas e obras de arte;
-Promover a transformação e elaboração de produções artísticas através do contato com diferentes materiais e técnicas;
-Ampliar a capacidade de observação incentivando o desenvolvimento de um "olhar crítico";
-Promover a valorização, incentivo e apreciação às produções individuais e coletivas.

MÚSICA
-Explorar o repertório popular de músicas infantis, ampliando-o;
-Contextualizar atividades relacionadas a linguagem oral e escrita;
-Elaborar e compartilhar passos para a dança da música;
-Desenvolvimento da compreensão rítmica e compasso para acompanhar as músicas trabalhadas;
-Organizar um livrinho com tais músicas e ilustrações.

NATUREZA E SOCIEDADE
-Explorar as hipóteses e resgatar o conhecimento prévio dos alunos quanto às características do meio ambiente de algumas espécies (insetos);
-Conhecer características físicas e biológicas de animais e plantas (habitat, cuidados, alimentação, etc.);
-Identificar atitudes de preservação;
-Atuar como agente multiplicador;
-Incentivar e promover o hábito da pesquisa e da troca de conhecimentos entre os alunos.

V - FINALIZAÇÃO
-Montagem de um painel coletivo com a pintura de um jardim e enriquecê-lo com as atividades de artes desenvolvidas nas aulas;
-Audição da música PRIMAVERA da ELIANA.

AVALIAÇÃO
-Contínua e processual.

***

Clique nos links abaixo e siga Educação e Transformação nas redes sociais:
Facebook
Instagram
Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

👍Cones Natalinos