Painel para celebrar em 4 de outubro o "Dia Internacional dos Animais", em Folha A4 e ampliado...
Espero que a publicação seja útil e auxilie a sua prática pedagógica. Gratidão pela visita e volte sempre! 🙂
VERSÃO EM FOLHA A4:
💡FICA A DICA:
Para ampliar e imprimir, utilizando esta versão A4, configure a impressora para tamanho pôster e o número de páginas que deseja ampliar.
VERSÃO AMPLIADA:
Dia internacional dos Animais
O Dia Internacional dos Animais é um movimento mundial em prol da vida animal, melhoria do bem-estar de animais silvestres e de estimação, juntamente com a preservação de todas as espécies. Celebra-se anualmente no dia 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis, o santo padroeiro dos animais e da natureza. A data é de extrema importância, pois leva à reflexão sobre a importância da preservação dos animais, além de divulgar os seus direitos presentes na Declaração Universal dos Direitos dos Animais.
A história do Dia Mundial dos Animais começa oficialmente em 8 de maio de 1931, em Florença, na Itália. Neste dia, órgãos de proteção aos animais se reuniram no International Protection Congress e definiram uma data específica para celebrar anualmente os direitos dos bichinhos. Na ocasião, organizações de proteção aos animais decidiram oficializar a celebração da data em 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis - o santo padroeiro dos animais e da natureza.
No entanto, essa comemoração já havia acontecido antes. O escritor e editor alemão Heinrich Zimmermann, também ativista em defesa dos animais, organizou o primeiro Dia Internacional dos Animais (World Animal Day). Zimmermann queria celebrar no dia 4 de outubro, porém o Sport Palace, em Berlim, Alemanha estaria ocupado nessa data. Então ele antecipou o evento para 24 de março de 1925, contando com a participação de mais de cinco mil pessoas no evento.
Inicialmente, era um movimento constituído por organizações de apenas quatro países: Alemanha, Áustria, Suíça e a antiga Tchecoslováquia. Hoje, diversos países de todos os continentes celebram o dia internacional dos animais.
Apesar da existência da data comemorativa, os direitos dos animais só foram registrados muito tempo depois. A Declaração Universal dos Direitos dos Animais só foi aprovada pela Unesco, que é um órgão da ONU (Organização das Nações Unidas), em 15 de outubro de 1978.
A Declaração Universal dos Direitos dos Animais traz em seu texto introdutório que todos os animais têm direitos, e o desconhecimento, além do desprezo, disso faz com que o ser humano cometa crimes contra os animais. O texto destaca também que se deve “ensinar desde a infância a observar, a compreender, a respeitar e a amar os animais”.
***
PARA BAIXAR CLIQUE AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário