quarta-feira, 11 de junho de 2025

👍Plano de Aula - 4°ano: Festas Juninas

Confira uma sugestão de Plano de Aula sobre as Festas juninas para o 4° ano do ensino fundamental.

Espero que a publicação seja útil e auxilie a sua prática pedagógica. Gratidão pela visita e volte sempre! 🙂


Plano de Aula:
Festas Juninas 

Tema: Festas Juninas  

Ano: 4º ano do Ensino Fundamental

Objetivo Geral:
Conhecer e compreender a cultura das festas juninas no Brasil, suas tradições, músicas, danças e comidas típicas, desenvolvendo uma apreciação pela diversidade cultural do país.

Habilidade da BNCC:
EF15AR01 - Identificar e apreciar obras de diferentes culturas, expressões artísticas e tradições brasileiras.

Estrutura da Aula

Introdução (10 minutos):
- Iniciar a aula apresentando algumas imagens de festas juninas (usar cartazes ou impressões).
- Perguntar aos alunos: "O que vocês sabem sobre festas juninas?" Anotar as respostas no quadro.
- Explicar brevemente o que são festas juninas, destacando suas origens e principais características.

Atividade Principal:
Roda de Discussão (20 minutos):
- Dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos.
- Cada grupo ficará responsável por pesquisar sobre um aspecto das festas juninas:  
●Músicas (por exemplo: forró, quadrilhas)  
●Comidas típicas (por exemplo: pamonha, canjica)  
●Danças (por exemplo: dança da quadrilha)  
●Tradições (por exemplo: fogueira, Santo Antônio, São João)  
- Dar 10 minutos para que cada grupo discuta e faça anotações.
- Após, cada grupo terá 2 minutos para compartilhar suas descobertas com a turma.

Atividade Criativa
Criação de Figurinos para a Quadrilha (15 minutos):
- Após a discussão, explicar a importância dos figurinos na dança da quadrilha.
- Organizar a sala e dar materiais como papel, tecidos e canetas para que os alunos, em grupos, desenhem ou montem figurinos criativos que poderiam ser usados na quadrilha.
- Orientar que cada grupo deve descrever como seu figurino representaria o tema da festa junina e o personagem que estariam criando (exemplo: matuto, noiva, etc.)

Reflexão e Sistematização (5 minutos):
- Reunir a turma em círculo e perguntar o que mais gostaram sobre a atividade de criação dos figurinos.
- Perguntar sobre as comidas típicas que eles gostariam de experimentar e se conhecem outras festas em suas regiões.

Avaliação (5 minutos)
- Pedir que os alunos desenhem uma cena da festa junina que mais gostaram, incluindo personagens, comidas ou danças.
- Os desenhos serão apresentados e expostos na sala, promovendo a valorização das produções.

Recursos Necessários:
- Cartazes ou impressões sobre festas juninas.
- Materiais para confecção de figurinos (papel, tecidos, canetas).
- Papel e lápis para os desenhos.

Considerações Finais:
Esse plano de aula promove a autonomia dos alunos, a colaboração em grupo e a valorização da cultura brasileira, utilizando metodologias ativas e inclusivas que fazem as festas juninas serem vivenciadas de forma prática e divertida!

Clique nos links abaixo e siga Educação e Transformação nas redes sociais:
Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário