quinta-feira, 30 de maio de 2019

👍Atividades do livro: Azul e lindo: planeta Terra, nossa casa

Atividade para trabalhar leitura com compreensão e gramática...


Livro: Azul e lindo: planeta terra, nossa casa
Autores: Ruth Rocha e Otavio Roth
Editora: Salamandra
Sinopse:
Enfatizando a importância de cuidarmos bem de nosso planeta, com uma linguagem acessível e imagens significativas, os autores criaram esta bela obra que mostra para as crianças como agir para que a Terra não se transforme num ambiente hostil e impossível de viver, podendo proporcionar às pessoas a chance de viver num planeta azul e lindo!

Espero que a publicação seja útil e auxilie a sua prática pedagógica. Gratidão pela visita e volte sempre! 🙂

TERMO DE USO:
Material gratuito para uso pessoal e educacional. Você pode fazer o download, imprimir e utilizar em seu trabalho, com seus alunos ou em sua casa com os seus familiares. NÃO É AUTORIZADO TRANSFORMAR ESSE MATERIAL EM PDF e somente pode ser compartilhado em redes sociais pelo link desta postagem! Qualquer forma de copiar, armazenar e compartilhar esse material em PDFS ou IMAGENS  sem consentimento constitui crime, pela lei de direitos autorais 9.610/98! Evite problemas jurídicos. 

Outras atividades clique aqui:
https://educacaoetransformacaooficial.blogspot.com/2020/06/atividades-referentes-ao-livro-azul-e.html?m=1

1) Leia o texto a seguir com atenção:

AZUL E LINDO: PLANETA TERRA, NOSSA CASA

Este é o planeta Terra. É aqui que nós moramos. E é aqui que vamos morar para sempre.
Há muito tempo que o homem vem tentando conhecer melhor o universo. Nestas buscas são usados: telescópios cada vez mais poderosos, foguetes, antenas capazes de ir cada vez mais longe. Mas por enquanto não se conhece, no universo inteirinho, um planeta como este: onde haja ar, água e vida.
Mas para que a Terra continue a nos dar tudo aquilo de que precisamos, temos que cuidar dela como cuidamos de nossa própria casa. E melhor ainda, pois da nossa casa nós podemos mudar, da Terra não. E nós sabemos que não estamos tratando a Terra como deveríamos. Por isso os membros da Organização da Nacões Unidas (ONU) preocupando-se com o meio ambiente; várias reuniões foram feitas para discutir este problema. E dessas reuniões tem saído declarações, manifestos e planos de ação que tentam estabelecer o que pode ser feito para evitar que a Terra venha a se transformar num ambiente hostil, com vários desertos, águas envenenadas, florestas devastadas, onde seria impossível viver.
Essas declarações dizem mais ou menos o seguinte:
“Todos os homens são iguais e, portanto, têm o direito de viver bem, num ambiente saudável.”
“Todos tem o dever de proteger e respeitar o meio ambiente e a vida em todas as suas formas.”
A natureza deve ser utilizada com inteligência. E todos devem ser beneficiados com seu uso, pois os recursos da Terra são limitados. Quando interferimos na natureza, precisamos ter cuidado para não prejudicar o que levou milhões de anos para ser construído.
É preciso educar políticos, cientistas, professores e até governantes, para que olhem mais para os povos e grupos que vivem com simplicidade, sabedoria e harmonia com a natureza. É justo que todos os povos queiram melhorar a vida. Os governos devem se juntar com o objetivo de fazer planos que aproveitem melhor os recursos de todos, porque vivemos todos na mesma casa, e o que se faz num lugar tem consequência no outro.
Assim nossa herança mais preciosa, a Terra, estará garantida para nós, nossos filhos e para os filhos de nossos filhos.

Ruth Rocha e Otávio Roth - Adaptado de Azul e Lindo: planeta Terra, nossa casa.
Rio de Janeiro, Salamandra, 1990.

1) Faça as atividades de interpretação::

a) Todas as opções dizem respeito à ideia principal do texto, exceto:
( ) A preocupação com a preservação da natureza ,dos recursos naturais, etc.
( ) Ao futuro de todos os habitantes do planeta.
( ) Aos direitos e deveres dos seres humanos quanto ao meio ambiente.
( ) As reuniões feitas pela ONU, para resolver os problemas mundiais.

b) Que características do planeta Terra o tornam diferente de todos os lugares que os seres humanos conhecem no universo?

c) No 3º parágrafo do texto é feito uma comparação. A que a Terra é comparada?

d) O que a Terra nos dá para viver?

e) Quais os assuntos que a ONU se preocupa nas reuniões que tem feito?

f) O homem transforma o ambiente onde vive para realizar várias construções. Em que esta atitude do homem prejudica o meio ambiente?

g) Explique a frase:
Os recursos da Terra são limitados.
_____________________________________________________


2) Dê as informações que se pede sobre o nosso planeta:
a) Nome:______________ 
b) Forma:______________
c) Posição no sistema solar:____
d) Galáxia:_________________
e) Satélite natural:_____
f) Movimento que dura 24 horas e da origem aos dias e noites:________________
g) Movimento que da origem as estações do ano e dura um ano:________________
h) Principal paralelo que divide a Terra ao meio:__________________

3) Vimos que cartografia é o estudo e construção de mapas. Escreva duas formas de representarmos o planeta Terra:
_____________________________________________________

4) Expresse, através de desenhos, as situações abaixo:
a) A criação de Deus...

b) A ação do homem sobre a criação de Deus...

5) Deus conta conosco! Cite três situações em que você se sente responsável pela conservação das obras de Deus:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6) Assinale a sequência em que todas as palavras estejam organizadas em ordem alfabética:
( ) criatura – flora – água – futuro – ar – fauna
( ) água – ar – fauna – flora – futuro – criatura
( ) água – ar – criatura – fauna – flora – futuro

6) Observe a frase:
Essa região tem uma fauna riquíssima e uma flora diversificada.

*** Circule os substantivos coletivos que aparecem nesta frase.

7) Substitua as palavras destacadas pelo sinônimo correspondente:
a) “...Nossa herança mais preciosa estará garantida...”
_____________________________________________________
b) “... Será que a vida acaba encontrando um bom jeito da gente ser feliz?...”
_____________________________________________________

8) Observe as palavras do quadro abaixo:

país – universo – Brasil – máquinas – água – lâmpada

*** Agora, faça o que se pede:
a) Envolva a sílaba tônica de cada palavra do quadro:
b) Separe-as na coluna correta, de acordo com sua classificação:

Oxítona********** Paroxítona********** Proparoxítona

9) Marque a alternativa correta:

“Há muito tempo o homem vem tentando conhecer melhor o universo”. O substantivo destacado é:
( ) próprio
( ) coletivo
( ) comum

b) “Telescópios cada vez mais poderosos”. A palavra destacada é:
( ) verbo de ação
( ) adjetivo
( ) artigo definido

“Este é o planeta Terra”. A palavra destacada pode ser classificada como:
( ) substantivo próprio
( ) substantivo comum no singular
( ) proparoxítona

d) O nosso planeta Terra continuará a ser lindo e azul. A palavra destacada é um verbo de ação no:
( ) presente
( ) pretérito
( ) futuro

***

Siga Educação e Transformação nas redes sociais:
Facebook
Instagram
Twitter

Um comentário: