domingo, 11 de novembro de 2018

👍Projeto: Bruna e a galinha d'angola - Gercilga de Almeida


Projeto: 
Bruna e a Galinha d'angola

Livro: Bruna e a galinha d'angola
De: Gercilga de Almeida
Editora: Pallas
Sinopse:
Uma menina chamada Bruna, através da ajuda da avó e do tio encontra um animal para lhe fazer companhia, uma galinha d’Angola. A partir daí encontra amigas e descobre tradições sobre as origens da avó que remontam ao continente africano, neste caso, a Angola. Assim se passam tradições orais entre os povos, pelos contos de histórias.

Público alvo:
- Pré-escola,  1º e 2º ano.

Tempo estimado:
- 15 dias.

Justificativa:
- É conscientizar as crianças do valor das raízes negras no Brasil.

Objetivos:
-Conhecer e vivenciar produções culturais brasileiras com influências africanas;
-Conhecer a cultura afro através  da  história Bruna e a galinha d’angola;
-Conhecer a África, especialmente o país de Angola, seus costumes,  valores, religião e cultura;
-Conhecer  as características da galinha d’angola, seu habitat, reprodução, etc.;
-Desenvolver habilidades artísticas por meio da confecção de um panô africano, painéis, desenhos, pinturas;
-Aprender a respeitar as diferenças;
-Desenvolver a atenção e concentração;
-Ampliar o  repertório de palavras;
-Apreciar gravuras;
-Conhecer os valores cultivados na África:  tribo, aldeia, solidariedade, perdão, união etc.;
-Conhecer as dificuldades enfrentadas pelos povos africanos;
-Despertar para o valor das raízes negras no Brasil;
-Refletir sobre o racismo e a cultura afro-descendente;
-Compreender  a importância do brincar e da amizade propostas pela história;
-Apreciar músicas infantis através da música: Galinho d´angola foi embora;
-Ter cuidado com os livros;
-Despertar o gosto pela leitura, artes e música;
-Desenvolver a oralidade;
-Conhecer alguns costumes africanos que foram incorporados à cultura brasileira;
-Produzir por meio de pintura e ilustrações alguns objetos africanos ( panôs , Galinhas d’angola);
-Identificar o continente africano no globo terrestre apresentado ou no mapa.

Conteúdos:
-Leitura e interpretação de texto oral ou escrito;
-Linguagem verbal através da  historia contada pela professora e reproduzida pelas crianças;
-Linguagem visual através da exploração das gravuras do livro e objetos concretos;
-Costumes africanos;
-Heranças culturais africanas e brasileiras;
-Música, arte, dança, pintura, gravura, desenho e brincadeiras.

Material necessário:
-Livro de história infantil: Bruna e a galinha d'angola. (Gercilga de Almeida);
-Atividades de vivencia e registro
-Vários vídeos informativos sobre a galinha de Angola;
-Vídeo sobre o livro em questão;
-Vídeo da música em questão;
-Computador ou data-show;
-Mural, varal de náilon, lápis de cor, giz de cera, canetinhas coloridas, pano,  papel, tinta têmpera, tinta para tecido, pincel, gravuras, TNT, argila, pote com água, mapa, globo terrestre.

Desenvolvimento:

1ª etapa:
-Levar os alunos para a biblioteca da escola, colocá-los sentados em círculo e iniciar a aula  com algumas perguntas problematizadoras para observar o que a criança já sabe ou não sobre o assunto:
-Você conhece uma galinha d’angola?
-Por que ela tem esse nome?
- Você já ouviu em algum lugar o nome Angola? - Como são as cores desse animal?
-Podemos comer a carne desta ave?
-Como ela vive, se alimenta, se reproduz?
-Você conhece alguma música ou história que fala sobre essa ave?
Deixar s crianças falaram tudo que sabem sobre a galinha de Angola e também o que elas imaginam sobre essa ave;

2ª etapa: 
-Assistir vários pequenos vídeos sobre a galinha de Angola: como os pintinhos  nascem, de que precisam para viver, a origem da galinha de Angola, os tipos da galinha de Angola;

3ª etapa:
-Mostrar aos alunos, o livro Bruna e a galinha D'angola, falar sobre o assunto do livro, sobre a autora.. Falar que a avó da menina, personagem do livro, tinha vindo da África;
-Apresentar às crianças, o globo terrestre e mostrar onde fica a África;
         
4ª etapa:
-Assistir o filme do livro Bruna e a Galinha D'angola;
-Socializar a história por meio de perguntas e respostas explorando a oralidade dos alunos;
-Apresentar a música infantil: "O galinho de Angola" para as crianças cantarem acompanhando o clip;

5ª etapa:
-Em sala de aula, solicitar que as crianças pintem com lápis de cor ou giz de cera, uma gravura com desenho da personagem da história brincando com sua galinha de Angola.

6ª etapa:
-Solicitar que as crianças pintem com tinta têmpera, um desenho da galinha de angola em folha de papel.

7ª etapa:
-Confecção de um panô africano, contendo uma galinha de Angola. Cada aluno receberá um tecido de tamanho 40x40 com desenho da galinha de Angola, no qual eles terão que usar  tinta de tecido e pincel para pintar e enfeitar o panô,  usando a própria criatividade.

8ª etapa:
Ouvir e interpretar a música "Galinha d'angola" de Vinícius de Moraes. Realizar o registro: desenho coletivo.

A Galinha d' Angola
Composição: Vinicius de Moraes / Toquinho

Coitada, coitadinha
Da galinha-d'Angola
Não anda ultimamente
Regulando da bola
Ela vende confusão
E compra briga
Gosta muito de fofoca
E adora intriga
Fala tanto
Que parece que engoliu uma matraca
E vive reclamando
Que está fraca
Tou fraca! Tou fraca!
Tou fraca! Tou fraca! Tou fraca!
Coitada, coitadinha
Da galinha-d'Angola
Não anda ultimamente
Regulando da bola
Come tanto
Até ter dor de barriga
Ela é uma bagunceira
De uma figa
Quando choca, cocoroca
Come milho e come caca
E vive reclamando
Que está fraca
Tou fraca! Tou fraca! Tou fraco

9ª etapa: 
-Conhecendo a ubuntu: palavra que no dialeto shosa quer dizer: “ nós só somos pessoa na relação com outra pessoa”. É uma forma de saudação africana. Trabalhar oralmente com as crianças sobre as diferentes formas de exercitarmos a ubuntu no dia a dia.
             
Culminância:
-Exposição dos trabalhos sobre a Galinha D'angola, pinturas, desenhos, trabalhos de argila,  panôs.

Avaliação:
-Será feita pela observação do desempenho dos alunos ao longo da realização das atividades, prestando atenção e realizando as tarefas propostas.


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