CLIQUE NOS LINKS ABAIXO E SIGA EDUCAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO NAS REDES SOCIAIS:

quarta-feira, 11 de junho de 2025

👍Plano de Aula - 1°ano: Festas Juninas

Confira uma sugestão de Plano de Aula sobre as Festas juninas para o 1° ano do ensino fundamental.

Espero que a publicação seja útil e auxilie a sua prática pedagógica. Gratidão pela visita e volte sempre! 🙂


Plano de Aula: 
Festas Juninas

Tema: Festas Juninas

Ano: 1° ano do ensino fundamental 

Objetivos:
- Compreender a importância das festas juninas na cultura brasileira.
- Identificar os elementos presentes nas festas juninas (comidas, danças, tradições).
- Desenvolver habilidades de leitura, escrita e expressão oral.

Habilidades da BNCC:
- (EF01LP01) Reconhecer e produzir diferentes gêneros textuais, identificando suas características.
- (EF15MA06) Resolver problemas que envolvam adição e subtração em contextos variados.

Material Necessário:
- Papel kraft ou cartolina
- Lápis de cor e canetinhas
- Tesoura e cola
- Impressos com imagens de alimentos típicos e danças das festas juninas

Introdução (10 minutos):
- Iniciar a aula conversando sobre o que são festas juninas, suas origens e tradições.
- Perguntar aos alunos se já participaram de alguma festa junina e o que mais gostam nela.
- Exibir imagens de comidas e danças típicas, incentivando a participação dos alunos para compartilhar suas experiências.

Atividade 1: 
Mapa das Festas Juninas (15 minutos)
- Organizar os alunos em duplas.
- Cada dupla receberá uma folha de papel kraft para criar um "Mapa das Festas Juninas".
- Os alunos devem desenhar ou colar as imagens que representam elementos como bandeirinhas, fogueira, comidas típicas (como pamonha e canjica) e danças (quadrilha).
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.

Atividade 2: 
Meu prato favorito (15 minutos)
- Cada aluno escolhe um alimento típico das festas juninas que mais gosta.
- Eles deverão desenhar seu prato favorito em uma folha, explicando por que gostam e como é feito.
- Os alunos poderão compartilhar suas descrições com a turma, praticando a expressão oral.

Reflexão e Sistematização (5 minutos):
- Reunir os alunos novamente para discutir o que aprenderam sobre as festas juninas.
- Perguntar se alguém gostaria de contar uma história ou tradição especial relacionada ao tema que discutimos.

Registro e Avaliação (5 minutos):
- Pedir que os alunos desenhem um pequeno cartaz sobre o que mais gostaram da aula, seja um prato, uma dança ou uma lembrança de festa junina.
- Avaliar a participação dos alunos, a colaboração nas duplas e a criatividade nas atividades realizadas.

Considerações Finais:
Este plano de aula propõe um ambiente dinâmico e acolhedor, onde os alunos do 1° ano possam aprender através da prática e da colaboração, desenvolvendo suas habilidades sociais e cognitivas por meio da rica cultura das festas juninas.

Clique nos links abaixo e siga Educação e Transformação nas redes sociais:
Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário