CLIQUE NOS LINKS ABAIXO E SIGA EDUCAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO NAS REDES SOCIAIS:

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

👍Painel Setembro Azul

Símbolo da campanha colorido e paracolorir, em Folha A4 e ampliado, para trabalhar a "Campanha Setembro Azul"...

Espero que a publicação seja útil e auxilie a sua prática pedagógica. Gratidão pela visita e volte sempre! 🙂

VERSÃO EM FOLHA A4:


💡FICA A DICA:
Para ampliar e imprimir, utilizando esta versão A4, configure a impressora para tamanho pôster e o número de páginas que deseja ampliar.

VERSÃO AMPLIADA:










Setembro Azul

Setembro é o mês escolhido para celebração das conquistas da comunidade surda e, principalmente, para conscientização sobre a importância da acessibilidade para esta parcela da população, que há muito tempo luta por reconhecimento e integração na sociedade. O movimento empenha-se em manter viva a Língua de sinais e a Cultura Surda, além da busca incessante pelo direito à educação de qualidade para a comunidade surda.

Em setembro há várias datas que são importantes para a comunidade surda. Temos:
10/09 – Dia Mundial das Línguas de Sinais
26/09 – Dia Nacional do Surdo
30/09 – Dia Internacional do surdo e dia do tradutor/intérprete

Além disso, no Brasil, o 1º de setembro ficou marcado como o dia de promulgação da lei nº 12.319. Essa lei regulamentou a profissão da profissão do intérprete de Libras no Brasil. Libras é a Língua Brasileira de Sinais, usada na comunicação dos surdos.

O fato de ter um mês dedicado à temática da surdez e das línguas de sinais é importantíssimo para difundir a cultura surda e debater a importância de mais políticas públicas que amparem os surdos.

Marcado por um mês de luta, conscientização e divulgação da cultura e comunidade Surda, o Setembro Azul é um mês muito importante e é uma data que  celebra e comemora os grandes feitos da comunidade Surda até os dias de hoje.

A razão da escolha da cor azul, símbolo do movimento, remete a um passado lamentável e opressor, já que vem da Segunda Guerra Mundial, quando eram amarradas fitas azuis em pessoas com deficiência para diferenciá-las das demais. Essas pessoas eram então encaminhadas a instituições na Alemanha e Áustria, onde eram executadas.

O mês de setembro representa as conquistas, realizações e história de uma comunidade que durante muitos anos, vem lutando contra os preconceitos e barreiras e que, ainda hoje, busca espaço, acesso e representatividade.

No entanto, a luta pelos direitos e inclusão da comunidade não deve ser feita apenas no mês de setembro, esse é um trabalho diário procurando grupos que promovem a inclusão e conscientizando as pessoas a respeito dessas questões.

***

PARA BAIXAR CLIQUE AQUI

Clique nos links abaixo e siga Educação e Transformação nas redes sociais:
Facebook
Instagram
Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário