Lenda da Sereia Iara e a imagem, em Folha A4 e ampliada, desse personagem do Folclore Brasileiro. Confira:
Espero que a publicação seja útil e auxilie a sua prática pedagógica. Gratidão pela visita e volte sempre! 🙂
Iara
Iara, também é conhecida como Lenda da Mãe d’Água e é de origem indígena. No idioma Tupi, Iara ou Yara, do indígena Iuara, significa “aquela que mora nas águas”. Ela é metade peixe e metade mulher: da cintura para baixo tem uma cauda de peixe, e da cintura para cima tem o corpo de mulher.
Costuma tomar banho nos rios e cantar uma melodia irresistível. Os homens que a veem não conseguem resistir ao seu encanto e pulam dentro do rio. Ela tem o poder de cegar quem a admira e levar os homens atraídos por ela para o fundo do rio.
Segundo a lenda, Iara era uma índia guerreira, trabalhadora e corajosa. Recebia muitos elogios do seu pai que era pajé, e consequentemente despertava a inveja de alguns da tribo, especialmente de seus irmãos homens.
Certa noite, quando Iara dormia, ouviu seus irmãos entrando em sua cabana com a intenção de matá-la. A guerreira se defendeu e acabou os matando. Iara fugiu pelas matas com medo do pai, que a encontrou e, como punição, ela foi jogada no encontro do rio Negro com Solimões. Os peixes trouxeram o corpo de Iara à superfície e então, sob o reflexo da lua cheia, ela se transformou em sereia.
A lenda é muito conhecida na Região Norte do Brasil.
VERSÃO COLORIDA (EM FOLHA A4 E AMPLIADA):
VERSÃO PARA COLORIR (EM FOLHA A4 E AMPLIADA):
PARA BAIXAR A VERSÃO COLORIDA CLIQUE AQUI
PARA BAIXAR A VERSÃO PARA COLORIR CLIQUE AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário