CLIQUE NOS LINKS ABAIXO E SIGA EDUCAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO NAS REDES SOCIAIS:

quinta-feira, 23 de maio de 2019

👍Meio ambiente: caixas para reciclagem e gravuras

Caixas coletoras e gravuras para trabalhar a reciclagem do lixo...

Espero que a publicação seja útil e auxilie a sua prática pedagógica. Gratidão pela visita e volte sempre! 🙂

***

Para uma reciclagem eficiente é necessário que também haja uma correta separação do lixo. Por isso é importante utilizar lixeiras de diferentes cores, cada uma para um tipo de resíduo, em conformidade com a resolução do CONAMA. Confira o padrão das cores da coleta seletiva:

VERMELHO = PLÁSTICOS
O que descartar: Copos, Sacolas, Frascos, Potes, Tampinhas, Tubos de PVC, Embalagens PET (Refrigerantes, sucos, água, etc).
O que não descartar: Cabos de panelas, Adesivos, Espuma, Acrílico, Embalagens metalizadas (Biscoitos e Salgadinhos).

AZUL = PAPÉIS
O que descartar: Jornais, revistas, sulfite, rascunhos, folhas de caderno, formulários, caixas de papelão, aparas de papel, envelopes, cartazes, panfletos etc.
O que não descartar: Adesivos, papel carbono, Celofane, Guardanapos, bitucas de cigarro, papéis plastificados, metalizados, papéis sanitários, etc.

AMARELO = METAIS
O que descartar: Tampinhas de garrafas, lacres de latinhas, latas, ferragens, arames, chapas, canos, pregos, parafusos, porcas, ferramentas, etc.
O que não descartar: Clipes, grampos, esponjas de aço, aerossóis, latas de tinta ou verniz, solventes ou químicos, latas de inseticida, etc.

VERDE = VIDROS
O que descartar: Garrafas, potes de conserva, Embalagens, Frascos, Vazios de remédios, Copos, Cacos dos resíduos citados, etc.
O que não descartar: Espelhos, Óculos, Boxes temperados, Pirex, Cerâmicas, Porcelanas, Tubos de TV, Tampas de forno, etc.

MARROM = ORGÂNICOS
O que descartar: Cascas e restos de frutas, Legumes e Verduras, Saquinhos de chá, Restos de pães, Biscoitos, Pó e coador de café, Esterco de animais herbívoros (Galinhas, Gado, Cavalos).
O que não descartar: Produtos Químicos, Remédios, Poeira, Papéis higiênicos, Guardanapos sujos, Gorduras, Óleos, Graxa, Leite e derivados, Ossos, restos de carne, etc.

CINZA = NÃO RECICLÁVEIS
O que descartar: Papéis higiênicos, Guardanapos sujos, Papéis metalizados ou parafinados, Adesivos, Papel carbono, Fraldas, Absorventes, Fotografias, Espelhos, Esponjas de aço, itens de cerâmica, isopor, EVA, Vidro temperado, Vidros de carro, Cortiça, Ampolas de remédio, Lentes de óculos, etc.
O que não descartar: Resíduos que podem ser reciclados conforme orientação de descarte desse artigo.

LARANJA = RESÍDUOS PERIGOSOS
O que descartar: Pilhas e Baterias, Pneus, Óleos Lubrificantes, Produtos Eletrônicos, Lâmpadas Fluorescentes, de vapor, de Sódio / Mercúrio ou de luz mista, Tintas, Produtos Químicos, etc. Todos os resíduos perigosos necessitam de tratamento e destinação final especiais.
O que não descartar: Outros tipos de resíduos.

PRETO = MADEIRAS
O que descartar: Galhos de árvores, Caixas, Restos de Construção, Móveis, Artefatos e objetos, Palitos de dente ou sorvete, Resíduos Industriais, etc.
Ao descartar madeira, retirar todos os pregos, parafusos ou metais cortantes.
O que não descartar: Outros tipos de resíduos.

BRANCO = RESÍDUOS HOSPITALARES
O que descartar: Resíduos infectantes, Resíduos químicos, Gessos, Luvas, Gazes, Materiais Perfurocortantes como Lâminas, Bisturis, Agulhas, Ampolas etc. Todos os resíduos hospitalares necessitam de tratamento e destinação final especiais.
O que não descartar: Outros tipos de resíduos não hospitalares.

VIOLETA = RESÍDUOS RADIOATIVOS
O que descartar: Materiais Radioativos, ou Contaminados, Seringas, Frascos, Papéis Absorventes, Solventes Aquosos, Solventes Orgânicos etc.
Resíduos Radioativos são altamente tóxicos e não podem ser reutilizados. Sua segregação deve ser realizada de acordo com as normas do CNEN.
O que não descartar: Outros tipos de resíduos não radioativos.

***

Monte o conjunto das cores das lixeiras para coleta seletiva de acordo com orientações do CONAMA.

















PARA BAIXAR  CLIQUE AQUI

Clique nos links abaixo e siga Educação e Transformação nas redes sociais:
Facebook
Instagram
Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário