Os brinquedos e as brincadeiras, além de serem um meio de distração e de entretenimento para as crianças, são importantes no processo de desenvolvimento cognitivo. É brincando que elas desenvolvem a memória, a criatividade, o raciocínio e a solução de problemas. É nas brincadeiras que a criança se relaciona com o mundo e o brinquedo é o estimulador da curiosidade e da iniciativa, proporcionando uma divertida forma de desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da atenção. Os primeiros seis anos de vida de desenvolvimento da criança são fundamentais. É a fase onde se deve ter mais atenção aos estímulos que as crianças recebem.
Na prática clínica, o brincar passa a ser compreendido como um recurso técnico que impulsiona a dialogia e permite ao terapeuta o acesso ao funcionamento delinguagem da criança.
O ser humano nasce e cresce com a necessidade de brincar, sendo uma das atividades mais importantes na vida do indivíduo. Por meio das brincadeiras, sabe-se que a criança trabalha as suas potencialidades, limitações, habilidades sociais, afetivas, cognitivas e físicas.
O brincar, segundo pesquisadores, é uma necessidade que toda criança tem. É, também, uma atividade que faz parte do seu cotidiano, é comunicação e expressão, associando o pensamento e a ação; um ato instintivo voluntário; uma atividade exploratória, que auxilia as crianças no seu desenvolvimento físico, mental, emocional e social; um meio de aprender a viver, e não um mero passatempo. Durante as brincadeiras, a criança desenvolve o exercício da fantasia e da imaginação, adquirindo, assim, experiências que irão contribuir para a vida adulta, experimentando inúmeras sensações que poderão ser usadas na vida cotidiana. Ao brincar, a criança pensa, reflete e organiza-se internamente para aprender aquilo que ela quer, precisa, necessita.
Na prática clínica, o brincar passa a ser compreendido como um recurso técnico que impulsiona a dialogia e permite ao terapeuta o acesso ao funcionamento delinguagem da criança.
O ser humano nasce e cresce com a necessidade de brincar, sendo uma das atividades mais importantes na vida do indivíduo. Por meio das brincadeiras, sabe-se que a criança trabalha as suas potencialidades, limitações, habilidades sociais, afetivas, cognitivas e físicas.
O brincar, segundo pesquisadores, é uma necessidade que toda criança tem. É, também, uma atividade que faz parte do seu cotidiano, é comunicação e expressão, associando o pensamento e a ação; um ato instintivo voluntário; uma atividade exploratória, que auxilia as crianças no seu desenvolvimento físico, mental, emocional e social; um meio de aprender a viver, e não um mero passatempo. Durante as brincadeiras, a criança desenvolve o exercício da fantasia e da imaginação, adquirindo, assim, experiências que irão contribuir para a vida adulta, experimentando inúmeras sensações que poderão ser usadas na vida cotidiana. Ao brincar, a criança pensa, reflete e organiza-se internamente para aprender aquilo que ela quer, precisa, necessita.
Vygotsky, um dos maiores representantes da psicologia histórico-cultural, afirmava que o sujeito se constitui ao se relacionar com os outros em atividades “caracteristicamente humanas”. A brincadeira infantil, nesse sentido, é uma maneira de a criança se expressar e formar sentidos sobre o mundo. Por meio da brincadeira e de atividades lúdicas, a criança atua simbolicamente nas diferentes situações vividas por ela, elaborando conhecimentos, significados e sentimentos.
Quando as crianças brincam, assumem diferentes papéis. Assim, elas criam mecanismos para agir diante da realidade, substituindo ações cotidianas pelas ações cumpridas pelo papel assumido. É por meio das brincadeiras que a criança estabelece contato com o mundo físico e social.
Capacidades Desenvolvidas na Brincadeira:
*Capacidades Sensoriais
*Capacidades Psicomotoras
*Capacidades Cognitivas
*Capacidades Sociais
*Capacidades Afetivas
Quando as crianças brincam, assumem diferentes papéis. Assim, elas criam mecanismos para agir diante da realidade, substituindo ações cotidianas pelas ações cumpridas pelo papel assumido. É por meio das brincadeiras que a criança estabelece contato com o mundo físico e social.
Capacidades Desenvolvidas na Brincadeira:
*Capacidades Sensoriais
*Capacidades Psicomotoras
*Capacidades Cognitivas
*Capacidades Sociais
*Capacidades Afetivas
Sugestões de brincadeiras para a semana de comemoração ao dia das crianças...
1º Dia:
- Amarelinha
- Barra-Manteiga
- Passa Anel
- Dentro e Fora
- Cinco Marias
- Cabo de Guerra
- Escolha a Mão
- Mamãe posso ir?
- Telefone sem fio
- Fui a feira
2º Dia:
- Pular Sela
- Bandeirinha
- Adoletá
- Corrida com Bola
- Corrida dos Animais
- Guerra de Bolas
- Pular Corda
- Elefantinho Colorido
- Pé de Lata
- Agacha-agacha
3° Dia:
- Batata Quente
- Se eu fosse você
- Caixinha de surpresa
- Jogo dos Rótulos
- Passa Bola
- Quatro Cores
- Morto Vivo
- Dança da Cadeira
- Alguém muito especial
- Alvo Surpresa
4º Dia:
- Cabra Cega
- Corre Cotia
- Esconde-esconde
- O Pulo da chegada
- Pega-pega
- Quente e frio
- Peteca
- Jogo da bexiga
5º Dia:
- Boca de Forno
- De Havana veio um barco
- Batatinha Frita
- Chicotinho Queimado
- Estátua
- Bom barqueiro ou passarás
- Queimada
- Que bicho sou eu
- Mímica
- Acertar a lata
Clique nos links abaixo e siga Educação e Transformação nas redes sociais:
Facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário